DestaquesPolítica

PSDB defende o consenso na eleição da mesa-diretora da ALEMS, mas jogo de interesses pode atrapalhar

O consenso é o caminho buscado pelo PSDB quanto a eleição para a nova mesa-diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosos do Sul (ALEMS), que acontece na próxima semana, no dia 1º de fevereiro.

Em uma nota à imprensa na tarde desta terça-feira (24), o ex-governador e atual presidente do Diretório Estadual do PSDB, Reinaldo Azambuja, disse que o diálogo e o equilíbrio de forças políticas são marcas do partido.

“O governador Eduardo Riedel e eu estamos conversando com os parlamentares, pois sabemos da importância de construirmos uma chapa única, para também contemplar parlamentares de demais partidos na composição da Mesa, sem privilégios”, citou.

O político, que agora atua nos bastidores como um articulista, lembrou que a parceria entre os partidos acontece há oito anos e deve ser mantida. “Queremos manter essa parceria. É muito importante, não só para o Governo do Eduardo Riedel, mas para toda a sociedade sul-mato-grossense”, finalizou, sem citar nomes de eventuais candidatos.

Interesses pessoais dificultam o consenso

Nesta linha de consenso defendida pela cúpula tucana, alguins cargos parecem já estar definidos, como o do próprio presidente da Casa de Leis do Estado, que teve o nome do deputado Gerson Claro (PP) como maior indicado.

Também parece já certa a indicação de Renato Câmara (MDB) para a 1º vice-presidência, cuja maior atribuição é substituir o presidente em suas ausências. Pedro Kemp (PT) caminha para ser o 2º secretário. Ainda faltam definir o 1º e 3º secretários e o 3º vice-presidente.

Entretanto, existem incertezas que podem alterar todo o esquema planejado. A principal disputa está no cargo de 1º secretário, que é responsável por fiscalizar o caixa financeiro da ALEMS.

Para este, no próprio PSDB há disputa. O atual presidente Paulo Corrêa tem sido o mais citado, mas corre por fora o nome do deputado Jamilson Name. Nessa disputa, há quem diga que o próprio Zé Teixeira continue na função por mais dois anos.

Outros deputados também querem cargos importantes na Mesa e podem até mesmo se colocar como candidatos na última hora, entre esses está Lídio Lopes (Patriota), marido da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota).

Também se cogita como possível candidata a presidência a deputada Mara Caseiro (PSDB), que foi a mais votada de toda a Assembleia na última eleição de 2022. Representante solo do PRTB, o novado Rafael Tavares é cotado como pré-candidato também a presidência.

Em comum, esses deputados tem os próprios interesses pessoais em jogo e buscam por cargos de relevância para poder ter os seus nomes trabalhados na mídia ao longo dos próximos anos. Em 2024, acontece a eleição municipal e muitos naquela Casa estão de olho em prefeituras, em especial a de Campo Grande.

Eleição na ALEMS

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul abre as portas para a sessão solene de posse dos deputados estaduais que irão compor a 12ª Legislatura. O evento está marcado para a quarta-feira, 1º de fevereiro, às 9h, no Plenário Deputado Júlio Maia, no Palácio Guaicurus, em Campo Grande.

Seguindo os dispositivos do Regimento Interno, os deputados diplomados se reunirão na sede da ALEMS em sessão preparatória, independentemente de convocação, para a solenidade de posse e também para a eleição da nova Mesa Diretora, que dirigirá os trabalhos nas duas Sessões Legislativas sequentes (2023 e 2024).

Serão recolhidos os diplomas e tomado o compromisso legal de todos os deputados. A eleição da Mesa Diretora será feita por votação nominal e aberta, à(s) chapa(s) ou a candidatos individuais, que devem ser registrados até o início da sessão.

Um mesmo deputado poderá figurar em mais de uma chapa apresentada, ou de forma individual ou avulsa, desde que concorrendo ao mesmo cargo eletivo – confira todos os detalhes no Capítulo II do Regimento Interno.

Já no dia 2 de fevereiro, às 9h, também na sede da ALEMS, será realizada a sessão solene de instalação da 1ª Sessão Legislativa (2023), com a presença do governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), conforme prevê a Constituição Estadual. Haverá o hasteamento das bandeiras e a leitura da mensagem do Poder Executivo aos demais Poderes e ao povo, pelo novo governador.

Deixe um comentário