Professores aceitam proposta de parcelamento dos 10,39% de reajuste de novembro
Em assembleia nesta quarta-feira (1º), os professores da Rede Municipal de Ensino (REME) votaram pela aprovação da proposta enviada pela Prefeitura de Campo Grande para o pagamento da parcela do reajuste salarial da Lei do Piso de 20h. Pelo acordo, os 10,39% que deveriam ter sido pagos em novembro de 2022 será, agora, dividido em duas vezes com a primeira parte depositada já neste mês de fevereiro e a outra somente em junho.
O acordo entre as partes foi firmado na segunda-feira (30), durante uma nova renião entre a prefeita Adriane Lopes (Patriota) e a diretoria da ACP (Associação Campo-grandense de Profissionais da Educação Pública de Campo Grande). A gestora explicou que foram necessários realizar alguns reajustes nas contas da Prefeitura para poder encaixar o pagamento dos professores. “Diminuímos comissionados e despesas de custeio para que hoje pudéssemos sentar e trazer uma proposta que seja exequível”, afirmou ela.
Pela proposta, a primeira prestação do percentual será paga já neste mês de fevereiro, na ordem de 4%, e os outros 6,39% somente no mês de junho. Agora, com a aprovação da proposta em assembleia geral da categoria, o texto será encaminhado para a Câmara Municipal para discussão e aprovação em sessão ordinária na quinta-feira (02), a primeira do ano. Os vereadores que integram a Comissão da Educação na Câmara Municipal também participaram das negociação.
Durante a assembleia, a vice-presidente da ACP, professora Jofesa Silva citou que a proposta não era o que a categoria queria, porém, foi necessário aceitar. “Queríamos os 33,24% do ano passado, mas infelizmente Campo Grande veio de um longo período de retrocesso das gestões anteriores que não criaram formas de não ultrapassar esses limites não prudenciais e deixou para trás a vida desses servidores. É recorrente desde 2015”, declarou.
O acordo entre as partes acontece faltando poucos dias para o início das aulas na Rede Municipal de Ensino (REME), prevista para o dia 08 de fevereiro. Além disso, a categoria deve começar a discutir com o Município o pagamento do reajuste também da Lei do Piso de 20h previstos para serem cumpridos no decorrer deste ano.