Preparem os casacos: frio chega na próxima semana e temperatura deve ficar abaixo dos 10ºC em MS
A primeira onda de frio deve atingir todo o Mato Grosso do Sul no decorrer da próxima semana, segundo a previsão do site de monitoramento climático Climatempo.com. A expectativa é que os termômetros fiquem abaixo dos 10ºC em algumas cidades, especialmente na faixa entre o leste, sul e o oeste, nas fronteiras com os estados de São Paulo e Paraná e também com o Paraguai.
“Ainda é cedo para fazermos estimativas confiáveis de temperatura, mas é possível afirmar que o resfriamento será bastante acentuado em relação à esta semana, com muitas áreas do Sul registrando entre 0°C e 10°C e áreas de Mato Grosso do Sul e de São Paulo em torno de 10°C, ou até um pouco abaixo deste valor”, disse o site.
A previsão inicial indica que a queda na temperatura começa a ser sentida no estado do Rio Grande do Sul por volta da terça-feira (18), avançando pelos demais estados da região sul e chegando até o centro-oeste na quinta-feira (20). A geada foi descartada, mas um resfriamento forte poderá ocorrer em Mato Grosso do Sul.
Se for concretizada, será a menor temperatura do ano, embora os meteorologistas afirmam que novas frentes-frias irão ocorrer até o início da primavera, em setembro, com potencial de serem ainda mais fortes. “No decorrer do outono e do inverno, mesmo com a expectativa de que o inverno seja com a influência de um El Niño, outras massas de ar frio mais fortes do que estas devem passar pelo Brasil”, complementou o comunicado.
Para os meteorologistas, esta massa de ar frio vai fazer a “virada de chave” do verão para o outono, expressão usada para representar uma mudança de padrão nas características da atmosfera, que deve sair das condições úmidas e quentes (verão) e começar a mostrar um padrão mais seco e frio, típico do outono.