Prefeitura inicia obras de restauração da Avenida Filinto Müller
A Prefeitura de Campo Grande, deu inicio nesta semana, as obras de restauração da pista da Avenida Filinto Muller, adjacente ao Lago do Amor. Os serviços, que devem durar 120 dias, contam com a recomposição estrutural do aterro, abertura de vertedouro para controle do nível do lago, a construção de um muro de contenção e outras soluções de engenharia para deter o processo erosivo que causou o colapso da pista.
Segundo a Secretaria Municipal De Infraestrutura E Serviços Públicos, nas primeiras 96h do ano, foram registrados 204,2 milímetros de chuva em Campo Grande. A média histórica para janeiro é de 231, 9 milímetros. Desta forma, somente nos primeiros quatro dias de 2023 a Capital contabilizou 88% do previsto para todo mês de janeiro.
Tal quantidade de chuva no período causou erosão sob a pista de rolamento no Lago do Amor, provocando o desabamento de parte da estrutura e a necessidade da interdição da pista e de obras de engenharia para reparo e contenção da erosão no local.
“Assim como a ponte da Fernando Corrêa da Costa com a José Antônio, esta obra é prioritária para nós. As fortes chuvas do inicio do ano castigaram nossas vias, mas temos nos mobilizado para resolver o problema no menor tempo possível e para que ele não se repita posteriormente”, destacou a Prefeita Adriane Lopes.
A Sisep ressaltou que ainda serão feitos trabalhos de reconstrução da pista, sinalização de trânsito horizontal e vertical, a restituição da ciclovia e será erguido um novo guarda corpo. Após a conclusão dos trabalhos o trecho será reaberto ao tráfego de veículos.
“O Lago do Amor é um cartão postal de Campo Grande e muito usado, principalmente por moradores da região como área de lazer e atividade física, ficamos muito felizes em ver o início desses trabalhos para recuperar o local. Sabemos que muitas vezes a força da natureza acaba trazendo alguns prejuízos, mas faz parte. Agora é recuperar e que bom que a Prefeitura iniciou os trabalhos”, ressaltou Patrícia Junqueira, moradora do Pioneiros e que costuma fazer caminhadas à beira do lago.
Nesta semana foram feitos trabalhos de supressão de vegetação, movimentação de terras e instalação do canteiro de obras. Com a diminuição dos índices pluviométricos na estação do outono, a Prefeitura pretende sanar os problemas causados pelas chuvas, bem como se preparar para que não se repitam no futuro.
“Sabemos da relevância que este ponto tem, é ponto de acesso para a Universidade Federal, para o Hospital Universitário. Em até120 dias, o trânsito na região será normalizado, do mesmo modo que a rotina dos que utilizam esses espaços em torno do lago”, salientou Domingos Sahib Neto, secretário de serviços públicos e infraestrutura do município.