CapitalDestaquesNotícias

Prefeitura desobriga uso de máscaras de proteção facial em locais abertos

Campo Grande vai acatar a decisão do Governo do Estado e desobrigar o uso da máscara de proteção facial em locais abertos e sem aglomeração. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (04), após reunião de um conselho municipal composto por representantes de vários setores públicos e privados.

Desta forma, a máscara continua sendo exigida em ambientes fechados, como comércios, mercados, shoppings, escolas, faculdades, transporte público, postos de saúde, dentre outros.

Um decreto normativo será publicado no Diário Oficial do Município (Diogrande) de sexta-feira (05), trazendo todas as determinações.

Para a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), somente quando a cidade atingir 80% da população com a vacinação completa é que será permitida a desobrigação da máscara.

De acordo com o secretário de Saúde, José Mauro, nas duas últimas semanas Campo Grande registou apenas dois óbitos por Covid-19. “Em 2021, houve uma diminuição no número de óbitos de idosos, pessoas mais novas começaram a morrer, isso foi um resultado da vacinação”, citou.

Após a reunião, o prefeito Marquinhos Trad confirmou a mudança, que já era esperada, e alertou para a questão da aglomeração nos espaços abertos. Ele também disse que um plano de flexibilização para quando a cidade atingir 70% e 80% da população total vacinada será enviado aos integrantes do Conselho.

“Se você for andar na 14 de Julho, por exemplo, e verificar que existem poucos pedestres, evidentemente que não precisará usar a máscara, agora se tiver um movimento que nem a 25 de Março [principal rua comercial de São Paulo], é lógico que é obrigatório o uso da máscara. Todos os outros locais fechados se faz sim a utilização da máscara até atingirmos um percentual que traz mais segurança ao campo-grandense”, destacou.

Deixe um comentário