Prefeitura de Caracol decreta Estado de Emergência após o pior temporal dos últmos anos
O forte temporal que atingiu a cidade de Caracol durante a noite de domingo (13) e a madrugada desta segunda-feira (14) obrigou a Prefeitura Municipal a decretar ‘Estado de Emergência’ em razão dos estragos provocados pela força do vento e também pelo acúmulo da água da chuva.
De acordo com o balanço, foram pelo menos 500 casas destelhadas. Agora, todas as medidas estão sendo tomadas para ajudar as pessoas que foram atingidas pelo temporal e tiveram algum tipo de prejuízo, como telhas quebradas, calhas arrancadas e até mesmo móveis perdidos pela chuva.
Há registros de falta de água e de energia em vários pontos da cidade. Várias torres de internet caíram, o que deixou diversos moradores sem sinal de internet. Torres de rádio e televisão também caíram. A Defesa Civil está distribuindo lonas para quem precisa. Para a imprensa, o prefeito Carlos Humberto Pagliosa disse que esse foi o pior temporal da cidade ao longo dos últimos anos.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão para terça-feira (15) é de tempo nublado com temperaturas abaixo de 25ºC. A cidade esta´em alerta para a ocorrência de temporal até a madrugada de hoje.
Alerta de temporal em MS
A maior parte de Mato Grosso do Sul está em alerta máximo para a ocorrência de temporais nas próximas horas. O aviso foi emitido na manhã desta segunda-feira (14) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e segue até a madrugada de terça (15), feriado da Proclamação da República.
Conforme o alerta, são esperadas chuva entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, acompanhada por rajadas de ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. O aviso aponta para risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, destelhamento de casas e de alagamentos.