Prefeito que furou a fila da vacina assume a presidência da Assomasul
investigado pelo Ministério Público Estadual (MPMS) por ter furado a fila e recebido a vacina contra o novo coronavírus, o prefeito de Nioaque, Valdir Couto de Souza Júnior (PSDB), foi eleito e empossado nesta sexta-feira (29) como o mais novo presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).
Valdir Júnior é filho do ex-prefeito de Nioaque, Valdir Couto de Souza, e que também presidiu a msema Assomasul entre os anos de 1993 a 1995.
A eleição aconteceu no decorrer do dia e teve chapa única, intitulada ‘Independência e União’. O pleito foi restrito a prefeitos e prefeitas por causa da pandemia do Covid-19 e obedeceu às regras de biossegurança, incluindo distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel.
Filiada a CNM (Confederação Nacional de Municípios), a Assomasul é uma das poucas entidades em todo país que representa 100% dos municípios de um mesmo Estado.
Prefeito fura-fila
Valdir Júnior esteve envolvido numa polêmica no último dia 19, logo após o início da campanha de vacinação contra o Covid-19 em Mato Grosso do Sul. O gestor apareceu numa fotografia divulgada nas redes sociais recebendo a injeção durante uma ação na aldeia da cidade.
Neste primeiro momento, apenas pessoas que atuam diretamente no enfrentamento à doença, indígenas e idosos que residem em instituições fechadas estão autorizados a serem imunizados no Estado. Em resposta ao fato, o prefeito Valdir Júnior alegou que atua na linha de frente de combate ao vírus por ser dentista e por estar no comitê de enfrentamento da sua cidade.
O MPMS está investigando o caso e o gestor pode até mesmo responder por improbidade administrativa.