Prefeito de Jateí, Eraldo Leite, é visto como melhor opção para presidente da Assomasul
Acontece no próximo ano a eleição para a nova diretoria da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomaul), entidade que, como o próprio nome já diz, reúne e representa todas as 79 cidades do Estado. Com um histórico de lançar nomes para o cenário pólítico estadual, o pleito tem muita relevância e já começa a se trabalhar eventuais nomes para a disputa do cargo de presidente.
Entre os principais cotados está o atual tesoureiro e prefeito de Jateí, Eraldo Jorge Leite (PSDB). Considerado um nome forte dentro da atual composição administrativa, o gestor já exerceu o cargo de presidente da própria Assomasul em um passado distante. Foram ao todo dois mandatos consecutivos entre 2005 a 2009.
O tucano é até hoje reconhecido pela classe política por ter sido um dos melhores presidente de toda a história da Assomasul, que no mês de setembro completou 74 anos de existência. Aliás, Eraldo Leite foi o primeiro presidente reeleito da entidade.
Do mesmo partido do governador eleito este ano Eduardo Riedel (PSDB), Eraldo é visto como a melhor opção para o diálogo com o futuro Governo do Estado, promovendo a aproximação das administrações públicas municipais com o Poder Executivo Estadual.
A importânia da Assomasul na política de MS
Considerada a única entidade que consegue representar 100% dos municípios do seu estado, a Assomasul se tornou um verdadeiro projetor de políticos e este ano atingiu o grande ápice ao ver uma de suas ex-diretoras disputando o cargo de presidente do País, no caso, Simone Tebet (MDB), que foi Diretora de Assuntos Municipalistas da Assomasul.
Além dela, outros nomes consagrados já passaram pela administração da Associação, como o atual governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que esteve como presidente entre 2001 a 2003, quando era também prefeito de Maracaju. Outro que também já foi presidente foi o deputado federal Beto Pereira (PSDB) e mais recentemente o deputado estadual eleito Pedro Caravina.