Postos de coleta para teste rápido da Covid-19 serão desativados em Campo Grande
A partir da próxima semana as unidades de saúde da Capital irão absorver a demanda antes destinada no drive-thru do quartel do Corpo dos Bombeiros da Rua 14 de Julho, e na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, na Rua Bahia, ambos na região central da cidade.
Os chamados testes rápidos que antes eram realizados nestes dois locais passarão a ser oferecidos nas unidades básicas de saúde da família (USF).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o atendimento no quartel funcionará somente até essa segunda-feira (22) e depois será desativado, já os atendimentos na escola serão finalizados na próxima sexta-feira (26).
Ao todo, serão absorvidas uma média de 250 novas coletas de RT-PCR (aquele no qual é introduzido um ‘cotonetão’ no nariz) por dia, resultando em aproximadamente 11 novos agendamentos por unidade de saúde.
O encerramento das atividades nestes locais se deve a baixa demanda. Em janeiro, das 22.174 vagas disponíveis para o teste do tipo RT-PCR, 10.733 (71,3%) não chegaram a ser utilizadas pelo público.
Dos atendimentos realizados no último mês para o teste tipo RT-PCR, 8.045 foram realizados no drive-thru e 14.127 nas unidades de saúde da família (USFs). Quanto aos teste de sorologia (àqueles feitos pela coleta de sangue), 7.483 foram realizadas na escola Lúcia Martins Coelho e outros 14.127 nas USFs.
Conforme a Sesau, 24 unidades de saúde farão os testes rápidos de segunda a sexta-feira, sendo o máximo de 30 testes por dia. Já a unidade de saúde do bairro Parque do Sol terá o atendimento será exclusivamente aos finais de semana, sendo agendados até 200 testes aos sábados e outros 200 no domingo.
Para realizar os agendamentos, a população pode entrar em contato pelo telefone 0800 647 0911 ou ir a uma das 72 unidades da cidade. Para realização de exames aos finais de semana só é possível o agendamento via telefone.