DestaquesPolicial

Por telefone, policial ajuda mulher a salva bebê recém-nascido: ‘Fui orientado por Deus’

Uma história bastante comovente e com o final muito feliz encantou os moradores de uma pequena cidade no interior do estado de Mato Grosso do Sul.

Era dia 31 de dezembro de 2021 e já faltava pouco mais de uma hora para a virada do ano quando uma mulher entrou em trabalho de parto.

Naquela expectativa da festa de Ano Novo, uma gestante de 20 anos entrou em trabalho de parto dentro do banheiro de uma casa na cidade de Aparecida do Taboado, a 442 quilômetros de Campo Grande.

A vizinha da gestante, de 51 anos, tentou acionar o Corpo de Bombeiros Militar para fazer o resgate, no entanto, todas as viaturas estavam ocupadas naquele momento.

Com isso, o parto acabou acontecendo ali mesmo, dentro do banheiro e com equipamentos improvisados, como uma banheira com água, toalhas e lençóis.

No entanto, após o nascimento, a criança acabou engasgando com a água e perdeu os seus sinais vitais.

Eram 23h40min quando a mulher ligou para a Central de Atendimento e Despacho de Ocorrências de Aparecida do Taboado, onde uma equipe estava de plantão.

A mulher relatou o que havia acontecido e o aluno-sargento que atendeu a ligação, Valentim, passou as orientações necessárias para o socorro de urgência.

A vizinha seguiu todos os passos que o sargento a orientou, virando o bebê de bruços e dando tapinhas de leve nas costas para que a água saísse pela boca.

Em seguida, ela colocou o bebê virado de frente para si e passou a assoprar para dentro da boca, enquanto realizava massagens cardíacas em seu peito.

Com o procedimento executado de maneira correta, a recém-nascida conseguiu se desengasgar e chorou, era esse o sinal que todos precisam ouvir para saber que estava tudo bem com a pequena.

Todo o procedimento foi dito pelo policial militar através do telefone. Sem dúvida, um momento que ficará marcado para sempre em sua vida.

O bebê recebeu o nome de Alice. Logo após a ligação, uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou à residência para realizar o resgate.

A criança foi envolvida numa coberta térmica e encaminhada, juntamente de sua mãe, para uma unidade hospitalar, onde passaram por todo o tratamento médico.

As duas permaneceram internadas até o dia seguinte, 1º de janeiro de 2021. Foi uma virada de ano bem emocionante para a família.

A equipe do sargento Valentim fez uma visita para a pequena Alice e a sua mãe, onde puderam se conhecer pessoalmente, após ele ter salvado a sua vida.

O que fazer quando o bebê engasga?

O bebê pode engasgar ao se alimentar, tomar mamadeira, mamar, ou até mesmo, com a própria saliva, o que pode fazer com que tussa, fique com a respiração mais ofegante ou não consiga respirar, o que deixa os lábios azulados e o rosto mais pálido.

Nesses casos, é importante seguir algumas orientações para eliminar a causa do engasgo e, assim, o bebê conseguir voltar a respirar normalmente. Dessa forma, o que se deve fazer é:

  1. Peça ajuda médica

Ligar rapidamente para o 192 para chamar uma ambulância ou SAMU ou os bombeiro ligando para 193, ou pedir que alguém ligue;

Observar se o bebê consegue respirar sozinho.

Mesmo que o bebê esteja respirando com dificuldade isso é bom sinal, pois as vias aéreas não estão completamente fechadas. Neste caso é normal ele tossir um pouco, deixe-o tossir o quanto for preciso e nunca tente tirar o objeto de sua garganta com as mãos porque ele pode entrar ainda mais profundamente na garganta.

  1. Inicie a manobra de heimlich

A manobra de heimlich ajuda a retirar o objeto que está causando o engasgamento. Para fazer essa manobra deve-se:

Deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido facilmente;

Inclinar o bebê, com a barriga sobre o braço, para que o tronco fique mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas costas;

Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax, na região entre os mamilos, e fazer respiração boca a boca enquanto espera pelo socorro.

Mesmo que com estas manobras tenha conseguido desengasgar o bebê esteja atenta a ele, sempre observando-o. Em caso de alguma dúvida leve-o ao pronto socorro. Se não conseguir, ligue para o 192 e chame uma ambulância.

Como saber se o bebê está engasgado

Os sinais mais claros de que o bebê engasgou são:

Tosse, espirro, ânsia de vômito e choro durante a alimentação, por exemplo;

A respiração pode estar rápida e o bebê ficar ofegante;

Não conseguir respirar, o que pode pode causar lábios azulados e palidez ou vermelhidão na face;

Ausência de movimentos respiratórios;

Fazer muito esforço para respirar;

Emitir sons incomuns ao respirar;

Tentar falar mas não emitir nenhum som.

A situação é mais grave se o bebê não conseguir tossir ou chorar. Nesse caso os sintomas presentes são pele azulada ou arroxeada, esforço respiratório exagerado e eventual perda de consciência.

Certos bebês podem parecer ter engasgado, mas quando os pais tem certeza de que ele não colocou nada na boca, devem levar a criança para o hospital o mais rápido possível porque existe a suspeita de que ele alergia a algum alimento que tenha ingerido, o que causou inchaço das vias aéreas e está impedindo a passagem do ar.

Deixe um comentário