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Polo de atendimento para Covid-19 é aberto em Campo Grande

Foi aberto nesta sexta-feira (10) o polo de atendimento para casos de coronavírus em Campo Grande. A estrutura foi montada no ginásio poliesportivo do Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, e tem capacidade para receber até 800 pessoas por dia, entre casos leves aos mais graves e delicados.

O polo foi criado através de uma parceria entre a Prefeitura de Campo Grande e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Inicialmente os atendimentos devem ocorrer diariamente, das 07 às 19 horas, de forma ininterrupta.

O atendimento será por escala e contará com corpo clínico formado por uma equipe multiprofissional, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, farmacêuticos, psicólogos e profissionais de Educação Física.

Conforme o prefeito Marcos Trad, o local terá profissionais capacitados para dar o melhor atendimento, além de equipamentos necessários para o tratamento da Covid-19. “Estamos tomando todas as medidas para evitar que haja o aumento de casos em nosso município, porém é preciso que nós estejamos preparados para atender esses pacientes”, comentou.

O médico Vinícius Fonseca explica que, como medida de segurança, foi estabelecido um fluxo de atendimento unidirecional, evitando assim que os pacientes tenham contato entre si, o que poderia ocasionar uma coinfecção por contato cruzado.

“Na estrada principal do parque teremos dois ambientes para realização da abordagem inicial pelos profissionais, onde os pacientes serão triados e identificados se estão sintomáticos, ou seja, apresentam sintomas respiratórios”.

Em seguida será feita a mensuração/medição da temperatura desse paciente para que seja extratificado e definido para onde ele será direcionado. Na recepção o paciente receberá uma ficha o direcionando para o local de espera.

“Criamos quatro blocos, onde separamos em cada um os idosos e pacientes com febre e nos outros dois ficam os idosos e outros pacientes sem febre. Após isso eles serão atendidos pelo médico ou pelo enfermeiro dependendo do risco e potencial gravidade”, pondera.

Vinícius reforça que a coleta do exame para o Covid-19 por meio do Swab só será feita mediante indicação do médico. O paciente poderá também retirar a medicação prescrita na farmácia disposta no Polo de Atendimento.

“Caso haja algum sintoma de insuficiência respiratória, temos suporte avançado com ventilação, caso precise entubar e estabilizar o paciente. Também contamos com suporte do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) para caso haja necessidade de encaminhar esse paciente para uma unidade hospitalar”, finalizou o médico.

O atendimento no Polo é feito por demanda espontânea, ou seja, sem necessidade de agendamento. Caso haja dúvida em relação a necessidade de procurar o atendimento, o paciente poderá entrar em contato com o serviço de Teleconsulta da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), através do número: (67) 2020-2170.

Recomendações

Para contenção da transmissibilidade do Covid-19, deverá ser adotada como medida não-farmacológica, o isolamento domiciliar da pessoa com sintomas respiratórios e das pessoas que residam no mesmo endereço, ainda que estejam assintomáticos, devendo permanecer em isolamento pelo período máximo de 14 dias, conforme Portaria nº 454, de 20 de março de 2020.

Todo paciente sintomático respiratório, ou seja, que apresenta sintomas, é obrigado a manter isolamento domiciliar por 14 dias.

Medidas básicas de higiene protegem você e sua família: lavar as mãos frequentemente, medidas de etiqueta respiratória (como não tossir, espirrar próximo a outras pessoas), evite contato muito próximo com as pessoas, lembrando que assintomáticos também podem transmitir COVID-19.

Apenas procure os serviços de saúde se realmente precisar. Lembrem-se que ao se deslocar sem necessidade para uma unidade de saúde/ hospital você e sua família correm risco de contaminação pelo vírus.

Solidariedade 

Para o funcionamento do Polo de Atendimento a Sesau recebeu a doação de dezenas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Foram arrecadados entre um grupo de “mulheres empreendedoras” 50 protetores faciais, 2 mil capotes, 8 mil máscaras e  31 termômetros que estão sendo encaminhados também ao Hospital Regional Rosa Pedrossian.

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