DestaquesPolicial

PMA apreende 11,5 kg de produtos químicos transportados ilegalmente em MS

Um caminhão foi flagrado transportando uma grande carga de produtos químicos de forma ilegal. O flagrante aconteceu na manhã desta segunda-feira (23) na rodovia federal BR-163, no trecho que passa por dentro de Mundo Novo.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMA), responsável pela apreensão, um caminhão modelo Volvo foi abordado ao ser visto com uma carga perigosa de produtos químicos. O motorista não tinha a licença ambiental e não seguia as normas prevista em lei.

Foram apreendidos ao todo 11.525 kg de produtos perigosos ao ambiente que estavam sendo transportados em tambores plásticos e embalagens plásticas.

Deste total, 600 Kg eram Soda Caustica, 1.720 Kg de Ácido Sulfônico, 250 Kg de Metasílica de Sódio, 3.965 Kg de Peróxido de Hidrogênio, 250 Kg de Sulfato de Magnésio e 4.740 Kg de Hipoclorito de Sódio.

Segundo a PMA, esses produtos são tóxicos e nocivos à saúde humana. A empresa responsável tem o domicílio jurídico em Maringá (PR). A carga seria entregue nos municípios de Mundo Novo, Iguatemi, Amambai, Naviraí e Itaquiraí.

Além de não haver a licença ambiental, o transporte do produto perigoso ainda era realizado sem haver no veículo as placas com os rótulos de riscos obrigatórios pelas normas para o transporte de produtos perigosos, bem como outras exigências legais.

O veículo e a carga foram apreendidos e a empresa autuada administrativamente e multada em R$ 23.020,00. O material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Mundo Novo.

Os responsáveis pela empresa responderão por crime ambiental e poderão pegar pena de um a quatro anos meses de reclusão. O caso será investigado.

Deixe um comentário