PM dá início a Operação Pontual, que vai intensificar o policiamento e diminuir a prática criminal na Capital
A partir desta quinta-feira (04) e até os próximos dias do mês de agosto, o policiamento nas sete regiões urbanas de Campo Grande será intensificado pela Polícia Militar. Chamada de Operação Pontual, a ação planejada e desencadeada pelo Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) vai atuar de forma preventiva ostensiva em dias e horários destacados pelos comandantes de cada Unidade Operacional que integra a segurança da Capital. Neste primeiro dia, estão sendo mobilizadas 10 viaturas e 20 policiais militares.
O comandante do policiamento metropolitano, coronel Emerson de Almeida Vicente, explica que a operação faz parte da estratégia, sendo que os pontos de ação foram direcionados de acordo com a mancha criminal de cada região urbana, levando-se em consideração os registros de ocorrências e fatores que podem potencializar a prática delituosa. “O objetivo é a intensificação do policiamento e, consequentemente, diminuição de práticas criminais, como, por exemplo, porte ilegal de armas de fogo, roubos, furtos e homicídios”.
Ainda segundo ele, a operação pretende identificar o uso ou tráfico de entorpecentes, circulação de pessoas foragidas da justiça, bem como quaisquer outros atentatórios à vida ou ao patrimônio da sociedade. “O CPM estará nos dias programados empenhando todos os recursos disponíveis, além do apoio das Unidades Especializadas, Batalhão de Trânsito e Batalhão de Choque para o devido sucesso da operação”, explicou.
A ação começou nos altos da Avenida Mato Grosso, próxima à entrada do Parque dos Poderes, assim como na Avenida Nelly Martins, se deslocando para outros pontos do bairro. A área foi escolhida para atender demanda do comandante do 9º BPM, que tem registrado número alto de roubos e furtos na parte norte da cidade. “Por esses dias, cerca de sete pessoas foram presas praticando furto nessa região”, disse Almeida.
O comandante acrescentou que cada região urbana da cidade possui uma modalidade de crime de maior incidência. “No Prosa, nós levantamos que os casos de furto foram algo que a população reclamou muito e estamos atuando para dar uma resposta nesse sentido. No Anhanduí, que em breve receberá a operação, nós vemos muitos homicídios, e esse será o foco local”, acrescentou.
O comandante citou também que o nome ‘Pontual’ para a operação foi escolhido pela maneira pontual e precisa que a ação foi estruturada, sendo ela desenvolvida ao longo do mês de agosto com sete abordagens em dias e horários pré-programados. “Para hoje, a ação começa às 17 horas na região urbana do Prosa, com mais de 82 mil habitantes, onde inclui os bairros Novos Estados, Estrela Dalva, Mata do Jacinto, Margarida, Carandá Bosque, Autonomista, Santa Fé, Chácara Cachoeira, Veraneio, Noroeste, Chácara dos Poderes, dentre outros”.
A cada semana pelo menos uma região receberá a ação, a próxima será a do Lagoa, porém, o dia em que acontecerá não foi divulgado para não atrapalhar o trabalho da polícia.