Brasil e MundoDestaques

Pilotos e comissários fazem paralisação na próxima segunda-feira e greve pode ocorrer em pleno período natalino

As viagens de Natal e Fim de Ano no Brasil poderão ficar comprometidas a partir da próxima semana por conta de uma paralisação promovida pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Em assembleia geral nesta quinta-feira (15), os pilotos e comissários decidiram pela greve a ser iniciada na próxima segunda-feira (19) em todo o País.

De acordo com o sindicato, a categoria cobra a recomposição das perdas inflacionárias e um ganho real nos salários, de forma a compensar as perdas nos dois anos de pandemia, que foi de quase 10%. Os profissionais pedem ainda que as companhias aéreas respeitem os horários das folgas, ao invés de programarem jornadas de trabalho de mais de 3 horas em solo entre duas etapas de voo.

“Esses pleitos estão baseados nos altos preços das passagens aéreas, que têm gerado crescentes lucros para as empresas, e no fato de que as companhias aéreas reduziram o custo de folha de pagamento em mais de 30% se comparado com os demais custos”, destaca a nota do sindicato.

A primeira proposta do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias), rejeitada com quase 90% dos votos, atrelava o reajuste salarial pelo INPC à pauta de interesse patronal, como a venda voluntária de folga e a utilização dos dias destinados à ensino a distância para programação de voo.

Na segunda proposta, também rejeitada pelos aeronautas, as empresas admitem conceder o reajuste pelo INPC em todos os itens econômicos, exceto diárias internacionais, além de assegurarem o serviço de hotelaria quando, na execução de escala, os limites de tempo em solo forem excedidos.

Também especificaram regramento para antecipação do Passe Livre e propuseram a utilização de sábados, domingos e feriados para o início do gozo das férias. No entanto, os tripulantes entenderam que esta proposta não atende às expectativas e pouco versa sobre a pauta da categoria.

O presidente Henrique Hacklaender disse que as empresas estão com os preços das passagens no mais alto patamar dos últimos 20 anos e estão financeiramente melhores do que antes da pandemia. “É justo e razoável que os tripulantes tenham a garantia de que os horários de suas folgas serão respeitados e que tenham ganho real de salário”, citou.

A paralisação ocorrerá a partir de 19 de dezembro, das 6h às 8h, nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Rio Galeão, Santos Dumont, Viracopos, Porto Alegre, Brasília, Confins e Fortaleza. “O SNA irá disponibilizar todo apoio aos aeronautas no período da paralisação e convoca todos os tripulantes que não estiverem em programação a comparecerem aos aeroportos para apoiar os que estiverem em serviço”, diz a nota.

“Em respeito à sociedade e aos usuários do sistema de transporte aéreo, os aeronautas farão a paralisação somente por duas horas, sendo assim todas as decolagens iniciarão após às 8h. No entanto, todos os voos com órgãos para transplante, enfermos a bordo, e vacinas, não serão paralisados”, ressalta o sindicato.

Confira o vídeo da assembleia geral da categoria que aprovou a greve:

Deixe um comentário