DestaquesMunicípios

Picada por escorpião, menina de três anos é transferida em estado grave para a Capital

Mais uma criança residente em Ribas do Rio Pardo precisou ser encaminhada, em estado grave, para a Santa Casa de Campo Grande em decorrência da picada de um escorpião. De acordo com as informações, a vítima, de três anos, foi picada pelo animal peçonhento durante a madrugada dessa segunda-feira (25).

O acidente aconteceu enquanto a vítima dormia em sua casa, no bairro Jardim do Trabalhador. A espécie foi identificada como sendo o escorpião amarelo, que foi visto pela mãe ainda grudado nas costas da menina.

A Secretaria Municipal de Saúde informou à imprensa que, imediatamente ao acidente, os responsáveis pela criança levaram para o Hospital Municipal Dr. José Maria Marques Domingues, onde foi aplicado o soro antiescorpiônico e, em seguida, transferida para a Santa Casa devido à gravidade do quadro clínico. Procurada, a Santa Casa não informou a atualização do estado de saúde.

“Peço a todos encarecidamente que nos ajudem em uma corrente de orações para a pequena Maria, teve várias picadas de escorpião, esta em estado grave CG..que Deus de esse livramento para esse anjinho”, diz uma mensagem que está sendo compartilhada por familiares e amigos da menina.

Esse foi o terceiro ataque de escorpião em Ribas do Rio Pardo somente neste último inal de semana. As outras duas vítimas foram dois adultos, um homem de 46 anos e uma mulher. Ambos foram medicados e passam bem. No dia 15 de agosto, um menino de cinco anos acabou falecendo ao ser picado.

No caso, o bicho estava escondido dentro do sapato do menino, que estava se arrumando para ir à escola. O menino foi levado para a unidade de saúde, onde também recebeu o soro, e foi encaminhado para a Campo Grande, onde faleceu no dia 22 do mesmo mês.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) apontam que somente no primeiro semestre deste ano foram registrados 2.234 casos de acidentes com escorpião. Desse total, a maior parte foi em Campo Grande, com 673 vítimas. O Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) possui orientação, conduta em toxicologia clínica e notificação podendo ser acionado pelo telefone (67) 3386-8655 e 0800-722-6001 e 150. Somente neste ano o Ciatox já atendeu 75 casos por telefone.

Para evitar acidentes com escorpião, o Ciatox recomenda:

  • Uso de água sanitária nos ralos e frestas de portas;
  • Instalação de barreiras mecânicas nas portas;
  • Evitar o acúmulo de entulhos;
  • Fechar frestas e rachaduras nas paredes, evitando que o animal entre nas residências;
  • Manter o ralo do banheiro fechado após o banho;
  • Manter as caixas de gordura bem vedadas.

Medidas para serem feitas caso for picado

Caso ocorra um acidente, lave o local da picada com água e sabão. A vítima deve procurar, imediatamente, a unidade de saúde mais próxima para melhor atendimento.

Na unidade de saúde o paciente fica em observação e é avaliado quanto a gravidade do quadro.

Além disso, se matar um escorpião, se possível, recolha e leve ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de seu município para auxiliar na identificação e medidas de prevenção e controle da espécie na sua cidade.