Pesquisa mostra Puccinelli na preferência do eleitorado e disputa entre Rose Modesto e Adriane Lopes
Sem grandes novidades na comparação com os anos eleitorais passados, o nome do ex-governador André Puccinelli (MDB) figura entre os mais apontados pela população campo-grandense para o cargo de prefeito no pleito que se avizinha. A informação foi divulgada nessa quinta-feira (1º) pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência, por meio de uma pesquisa de opinião realizada no período de 26 a 30 de janeiro em todas as regiões da cidade.
O líder emedebista, que por mais de uma vez declarou via imprensa não ter vontade de disputar o referido posto, lidera os quadros de intenção de votos tanto no quesito espontâneo (quando o entrevistado cita qualquer nome que deseja) quanto no estimulado (quando se escolhe o nome dentro de uma lista indicada). A ex-deputada federal Rose Modesto (União) e a atual prefeita Adriane Lopes (PP) completam o pódio do levantamento.
O estudo do Instituto Ranking Brasil trabalhou ainda em outros cenários na estimulada na qual não propôs o nome de Puccinelli entre os possíveis concorrentes. Neste quadro, a mais escolhida pelos entrevistados foi Rose Modesto, porém, tecnicamente empatada com Adriane Lopes.
Ainda conforme a publicação, para a pesquisa foram entrevistados o total de 1.000 moradores em todas as sete regiões urbanas do município de Campo Grande, com 16 anos ou mais de idade. O levantamento tem um intervalo de confiança de 95% e a margem de erro máxima estimada foi de 3,1% para mais ou para menos, sendo registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o nº. MS-05781/2024.
Confira os cenários da pesquisa:
Espontânea
Na espontânea, a liderança é do ex-governador André Puccinelli, com 12,5% das intenções de voto, tecnicamente empatado com a ex-deputada federal Rose Modesto, com 11,4%, e com a atual prefeita Adriane Lopes, com 10,2%. Depois aparecem o deputado estadual Lucas de Lima (PDT), com 6%, o deputado federal Beto Pereira (PSDB), com 5,2%, o ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB), com 2,2%, e o deputado estadual Coronel David (PL), com 2,1%.
Mais atrás estão o deputado estadual Pedro Pedrossian Neto (PSD), com 1,7%, a deputada federal Camila Jara (PT), com 1,3%, e o deputado federal Marcos Pollon (PL), com 0,4%, sendo que 1% dos entrevistados citaram outros nomes e 46% não sabem ou não responderam.
Estimulada 1
No primeiro o líder ainda é o ex-governador André Puccinelli, com 17,4%, tecnicamente empatado com a ex-deputada federal Rose Modesto, com 16%, e com a prefeita Adriane Lopes, com 15,2%. Na segunda parte, aparecem o deputado estadual Lucas de Lima, com 8%, o deputado federal Beto Pereira, com 6,1%, o ex-deputado estadual Capitão Contar, com 4%, e o deputado estadual Coronel David, com 3,8%.
Já na terceira parte da pesquisa, estão o deputado estadual Pedro Pedrossian Neto, com 3,3%, a deputada federal Camila Jara, com 3%, o deputado federal Marcos Pollon, com 0,6%, e o deputado estadual Rafael Tavares (PRTB), com 0,2%, sendo que 22,4% não sabem ou não responderam.
Estimulada 2
No segundo cenário, a líder é a ex-deputada federal Rose Modesto, com 22%, tecnicamente empatada com a prefeita Adriane Lopes, com 20%, enquanto mais atrás estão o deputado estadual Lucas de Lima, com 10,3%, o deputado federal Beto Pereira, com 9,2%, o deputado estadual Coronel David, com 5%, o deputado estadual Pedro Pedrossian Neto, com 4,5%, e a deputada federal Camila Jara, com 4%, sendo que 25% não sabem ou não responderam.
Estimulada 3
No terceiro cenário, a líder é a ex-deputada federal Rose Modesto, com 25,6%, tecnicamente empatada com a prefeita Adriane Lopes, com 23,5%, enquanto mais atrás estão o deputado federal Beto Pereira, com 11,4%, o deputado estadual Pedro Pedrossian Neto, com 7,2%, e a deputada federal Camila Jara, com 6,3%, sendo que 26% não sabem ou não responderam.
Estimulada 4
No quarto e último cenário, a líder é a prefeita Adriane Lopes, com 27,3%, tecnicamente empatada com a ex-deputada federal Rose Modesto, com 26,2%, enquanto em terceiro lugar aparece o deputado federal Beto Pereira, com 13,8%, sendo que 32,7% não sabem ou não responderam.
Rejeição estimulada
Na pesquisa de rejeição, o líder é André Puccinelli, com 25,2%, seguido pelo Capitão Contar, com 19%, Camila Jara, com 7,3%, Rafael Tavares, com 6,2%, Adriane Lopes, com 5%, Marcos Pollon, com 4,1%, Coronel David, com 3,4%, Beto Pereira, com 3%, Pedro Pedrossian Neto, com 2,6%, Rose Modesto, com 2,2%, e Lucas de Lima, com 2%, Rodrigo Lins, sendo que 20% não sabem ou não responderam.