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Pesquisa aponta diminuição do consumo das famílias em fevereiro

A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), lançou nesta quinta-feira (20), uma pesquisa feita pela entidade, que aponta uma queda mensal de 0,2% em fevereiro na ICF (Intenção de Consumo das Famílias). Os dados são na percepção das famílias com renda abaixo de 10 salários mínimos, mas principalmente ante compras de maior volume.

Conforme o levantamento da CNC, o impacto maior foi no consumo de bem duráveis, que chegou a -2,6% mensal e -4,8% no comparativo anual. Os resultados da pesquisa mostram que as famílias de maior renda estão apresentando cautela com relação ao consumo, sendo 0,5%.

Tanto as famílias de maior renda quanto as de menor apresentaram redução no sub indicador Perspectiva de Consumo. O sub indicador mede, na percepção dos entrevistados, o consumo a médio prazo, ou seja, nos próximos três meses. Sendo de 2,2% e 1%, cada grupo respectivamente.

Crédito e gênero

Com relação as compras no crédito, o sub indicador apontou redução de 0,4% para as famílias de maior renda. Enquanto as de rendas menores apresentaram aumento de 0,4%.

A pesquisa também fez um recorte de gênero. O recorte constatou um maior pessimismo em relação ao consumo tanto entre homens quanto entre mulheres. As mulheres apresentaram queda 0,4% de intenção de compra e de 1,4% entre os homens.

Preço

A queda na intenção de consumo pode estar relacionada com o aumento no preço dos produtos. Em Campo Grande, a cartela de ovos praticamente dobrou de preço nas últimas semanas.

O aumento no valor dos ovos está fazendo com que famílias da Capital repensem sobre o consumo do produto.