DestaquesEsportes

Paulo Henrique dos Reis, de Dourados, leva o bronze no salto em distância dos Jogos Paraolímpicos

O atleta Paulo Henrique dos Reis, de 26 anos e natural de Dourados, entrou nesse sábado (07) para a história do atletismo brasileiro ao faturar a sua primeira medalha em uma edição dos Jogos Paraolímpicos. Ele ficou com o bronze no salto em distância da classe T13, exclusivo para competidores com deficiência visual, em sua primeira participação no maior evento esportivo do mundo.

A medalha também rendeu a sua melhor marca pessoal, com salto de 7,20m, após três tentativas em que ficou sempre abaixo da casa dos 7 metros, marcando 6,66m, 6,95m e 6,59m, respectivamente. No quarto salto, atingiu 7,20m, fez ainda o quinto, de 6,92m. Na busca pela prata ou ouro, ele arriscou no último salto e acabou queimando.

A medalha de prata, aliás, só não veio por conta do desempenho do atleta sul-mato-grossense. Isso porque o salto dele foi o mesmo do segundo colocado, o estadunidense Isaac Jean-Paul, que levou a prata pela performance superior no segundo salto, de 6,96m contra 6,95m de Paulo. O azeri Orkhan Aslanov ficou com o ouro, com salto de 7,29m.

Paulo Henrique foi diagnosticado com retinose congênita aos dois anos. De lá para cá, passou por diversas cirurgias após descolamento de retina e catarata. Conheceu o esporte paralímpico a convite de um treinador em um projeto esportivo de Dourados. Foi medalhista no salto em distância T13 nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023, quando ganhou a prata (6,56m), e campeão do Grand Prix de 2023, em Marrakech.