Paulo Cupertino, assassino do ator Rafael Miguel, viveu no interior de MS por 8 meses
A pandemia provocada pelo novo coronavírus que forçou o uso obrigatório da máscara de proteção facial, aliada ao auxilio de um traficante de drogas, a barba crescida e uma identidade falsa. Com esses elementos, o assassino Paulo Cupertino Matias, conhecido por ter matado o ator Rafael Miguel, de 22 anos, esteve escondido em uma chácara num assentamento localizado na região de Eldorado por pelo menos oito meses.
A propriedade pertence ao traficante e piloto de avião Alfonso Helfenstein, procurado pela polícia há algum tempo. Ele foi preso em 2008 por transportar 300 quilos de maconha. Entre as atividades do bandido está a criação de gados. A polícia não sabe como é a relação entre este e Paulo Cupertino, no entanto, as investigações indicam que Alfonso usou o nome falso de “Carlos Helfenstein” para comprar um celular ao amigo.
Cupertino vinha usando o nome falso de “Manoel Machado da Silva”, deixou a barba crescer e cortou o cabelo, dando uma aparecia mais velha ao seu rosto. Na cidade do interior de Mato Grosso do Sul, de poucos habitantes e quase todos conhecidos uns d’outros, incorporou um personagem amigável, simpático e que buscava se dar bem com todos sem levantar quaisquer suspeitas sobre a sua verdadeira identidade.
O assassino também aproveitou a pandemia do Covid-19 para sair às ruas sempre usando uma máscara de proteção facial, o que dificultava ainda mais o reconhecimento. Na chácara do traficante, além de ficar escondido, vinha trabalhando como caseiro do local. De acordo com a polícia, Paulo e Alfonso fugiram de avião na semana passada, assim que souberam da presença da polícia na área.
Para a investigação, o destino pode ter sido o Paraguai. A esposa do traficante tem nacionalidade paraguaia e parentes no país vizinho. As autoridades estiveram na casa dele, no centro de Eldorado, mas a mulher negou ter conhecimento do paradeiro do marido. No entanto, afirmou que Paulo Cupertino estava trabalhando na chácara, mas disse que Alfonso não teria conhecimento dos crimes cometidos pelo empregado.
Agora, os policiais acreditam que Cupertino tenha raspado o cabelo e também a barba, eliminando assim as suas novas principais características físicas. Quem tiver qualquer informação que possa levar a prisão do assassino pode entrar em contato com o telefone (11) 3311-3950 e realizar a denúncia de forma anônima.
Paulo Cupertino passou a estampar as páginas policiais no dia 13 de junho de 2019, quando atirou 13 vezes contra o ator Rafael, de 22 anos, por não aceitar que ele namorasse a sua filha, de 18 anos. Na ocasião, os pais do ator, João Alcisio Miguel, de 52, e Miriam Selma Miguel, 50. também foram mortos. Todos estavam estava na casa da namorada, me São Paulo, quando o crime ocorreu. Apenas a menina sobreviveu.