Parque dos Poderes ganha espaço de multiplo uso para esportistas, ciclistas e crianças
O Parque dos Poderes, um dos princípais e mais movimentados cartões postais de Campo Grande, ganhou nesse domingo o Centro de Multiplo Uso ‘Arquiteta Zuleide Simabuco Higa’. O investimento aplicado na estrutura foi de R$ 2 milhões.
O espaço oferece aos frequentadores sanitários e fraldário, multiestação de ginástica ao ar livre, tótem vaporizador de água, bebedeouro, playground, calibrador de pneus, kit coletor de fezes de animais e até mesmo kit ferramenta para bicicletas.
Além disso, o local conta com uma sala de estar, lanchonete e mais uma sala que será destinada para atividades do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Aos fundos, há o estacionamento de 170 m².
O Centro de Multiplo Uso está localizado na Avenida do Poeta, na altura da esquina com a rua Gardênia e próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros. O local tem 168 m² de área construída e a administração será da Associação de Ciclistas FireBikers.
Durante o ato de inauguração, o governador Eduardo Riedel destacou que a proposta do espaço vinha sendo estudada desde que surgiu o Projeto Amigos do Parque. “Começamos a fazer a articulação, fizemos a experimentação e a coisa foi crescendo”, disse.
O govenrador lembrou que, no mesmo momento, surgiu a discussão para revitalizar o Parque dos Poderes e assim também o trabalho com a Zuleide (arquiteta que projetou o espaço e morreu em 2022) para construir o projeto.
“Foi quase um ano de pensamento e a todo momento em sentava com ela, pois era ela quem dava o tom, pensava no detalhe do banco que as pessoas estão sentadas ali. Aquele vaporizador ali, foi ela que pensou. A Zuleide se envolveu com cada detalhe”, frisou.
Rene Yocitatsu Higa, viúvo de Zuleide, esteve presente na inauguração. “O nome dela gravado nesse espaço materializa o sentimento de gratidão, de carinho e de amor, juntamente ao reconhecimento aos serviços prestados”, disse ele.
“Acreditamos também que essa homenagem é um lembrente da nossa Zuleide, uma recordação para as pessoas que tiveram a oportunidade e o privilégio de conhece-la, Tenho certeza que minha querida Zuleide está feliz e orgulhosa com essa homenagem”, finalizou.
Quem foi Zuleide Higa
Com a ajuda da família, Zuleide realizou o sonho de cursar Arquitetura no Mackenzie, em São Paulo. De volta a Campo Grande, seguiu uma carreira brilhante, assinando projetos e obras emblemáticas na Capital. Trabalhou na Prefeitura de Campo Grande e na Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul).
Se casou com Rene Yocitatsu Higa e tiveram três filhos: Mars, Marc e Tamilyn. Zuleide partiu em 2022, aos 65 anos, deixando um legado na história sul-mato-grossense.