Papai Noel visita Hemosul e doadores recebem mimos para celebrar o Dia do Doador de Sangue
Nesta sexta-feira (25) é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, uma data para divulgar a importância deste ato que salva vidas. No Hemosul Coordenador, em Campo Grande, a manhã foi de muita festa e alegria entre os doadores presentes, que receberam mimos e até mesmo a visita do Papai Noel.
De acordo com a coordenadora-geral da Rede Hemosul, Marli Vavas, a presença do bom velhinho foi para trazer a esperança do Natal ao órgão. “Os doadores simbolizam essa esperança para aqueles que recebem as doações de sangue e medula óssea e nada mais apropriado que fazer essa visita no Dia Nacional deles” explicou.
O Papai Noel, aliás, também é doador de sangue, de medula óssea e órgãos. Ao falar sobre a importância de ser um doador, ele destacou a importãncia que os voluntários têm no processo de salvar vidas. “Eu vim para presentear e agradecer pessoalmente aqueles que estão aqui hoje. Essas pessoas fazem muita diferença para a sociedade e espalham esperança”, citou.
O Hemosul Coordenador fica localizado na Av. Fernando Correa da Costa, 1304, centro. As coletas vão até as 17h desta sexta-feira. Amanhã (26) estará aberto das 7h às 12h. Para realizar a doação, os voluntários precisam trazer documento oficial com foto, pesar no mínimo 51kg, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos. Os jovens de 16 e 17 anos precisam estar acompanhado do responsável legal.
Intervalo de doação: homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses. Mais informações sobre os critérios mínimos e tirar dúvidas, podem ser encontradas no site www.hemosul.ms.gov.br ou nas redes sociais @hemosulms.
Dia do Doador de Sangue
O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos, a proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados torna esse dia especialmente importante para nos lembrarmos e promovermos esse ato solidário e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.
O sangue doado é utilizado para pessoas com doenças hematológicas variadas e câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências. Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para uso subsequente em transfusões de sangue.
O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue. A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação.
Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. É pouco para você e muito para quem precisa! Você passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança para você e aos pacientes que receberão o seu sangue. Seja sincero ao responder as perguntas!
Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.