Papa Leão XIV já esteve no Brasil por quase três vezes e rezou sozinho nas ruas do Peru na Covid-19
O norte-americano Robert Francis Prevost, agora Papa Leão XIV, estava com passagens compradas para um evento religioso em Aparecida (SP). Se viesse, seria a terceira viagem dele ao Brasil ao longo dos seus 69 anos de vida. As outras ocasiões foram nos anos de 2012 e 2013, quando era prior geral dos Agostinianos e participou de encontros nas cidades de Belo Horizonte (MG) e Guarulhos (SP).
O novo Papa deveria participar e pregar no retiro da 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, de 30 de abril a 9 de maio, que acabou cancelado por conta do falecimento do Papa Francisco.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/V/g/jBkHYeSUqEy7CCzn5YhQ/whatsapp-image-2025-05-08-at-17.18.41.jpeg)
Em dezembro de 2012, esteve na Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil, em Belo Horizonte. Com a nomeação dele para o cargo máximo da Igreja Católica Apostólica Romana, as fotos desse evento ganharam destaque na grande mídia nacional. Nas imagens, ele aparece ao lado de outros religiosos em uma mesa de janar.
Rezou sozinho nas ruas de Peru na pandemia
Enquanto o Papa Francisco rezou sozinho na Basília de São Pedro durante o auge da pandemia provocada pela Covid-19, o então bispo da diocese da cidade de Chiclayo, no Peru, Robert Prevost, rezou nas ruas vazias. “Andou pelas ruas de Chiclayo, levando conforto aos mais necessitados”, citou a diocese nas redes sociais.
“O ex-bispo é muito querido nessa cidade, pois passou oito anos de apostolado à frente da diocese da cidade peruana”, diz a mensagem relembrado o momento histórico e que agora tem um peso ainda maior. Nascido em Chicago (EUA), o novo pontífice teve uma importante passagem por Peru, onde ficou durante muitos anos.
O país vizinho, aliás, foi lembrado pelo Papa Leão XIV no primeiro discurso. “Se me permitem também dizer algumas palavras a todos aqueles a todos, em especial a minha querida diocese de Chiclayo, no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, compartilhando sua fé, e deu tanto para continuar sendo uma Igreja fiel a Jesus Cristo”.
Agenda do novo Papa
Segundo divulgado pelo site Vatican News, a agenda do novo Papa Leão XVI começa a partir da sexta-feira (9), às 11h (horário local), quando celebrará uma missa com os cardeais que participaram do conclave na Capela Sistina e será transmitida ao vivo pelos canais de mídia do Vaticano.
Já no domingo (11), às 12h (horário local), ele recitará a oração do Regina Coeli (“Rainha do Céu” em latim) na Sacada Central da Basílica de São Pedro. Essa é uma oração mariana que se celebra durante o Tempo Pascal na Igreja Católica, substituindo o Angelus. É uma forma de celebrar a Ressurreição de Jesus e honrar a Virgem Maria como Rainha do Céu.
Na segunda-feira (12), às 10h (horário local), o Papa Leão XIV se reunirá na Sala Paulo VI, também chamado de Salão das Audiências Pontifícias, com todos os operadores de mídia credenciados na Sala de Imprensa da Santa Sé que cobriram os eventos das últimas semanas. A expectativa é que seja a primeira coletiva, devendo anunciar as primeiras decisões frente à Igreja.
Papa Leão XIV
Após o consenso do conclave e a fumaça branca solta durante a tarde dessa quinta-feira (08), o cardeal dos Estados Unidos, Robert Francis Prevosti, de 69 anos, foi apresentado como o maís novo papa da Igreja Católica Apostólica Romana.
Na sacada da Basílica de São Pedro, multidão de fiéis o recepcionou com muitos aplausos. Depois, na cerimônia, foi anunciado o nome adotado por ele durante o pontificado que se inicia a partir de agora, que será Papa Leão XIV.
Pope Leo XIV embraces each of the Cardinal electors just after he accepts his election to become the 267th Pope. pic.twitter.com/0cP28r7mam
— Vatican News (@VaticanNews) May 8, 2025
Esse é o primeiro papa nascido nos Estados Unidos e o segundo cuja origem não é na Europa ou na África. Ao falar para o público, ele disse ser “um filho de Santo Agostinho”. “Um agostiniano”, afirmou na sua apresentação inicial.
“Que a paz esteja com todos vocês. Quero oferecer uma bênção de paz que alcance suas famílias, todos vocês, onde quer que estejam”, disse Leão, em sua primeira saudação. “Deus ama a todos, e o mal não prevalecerá”, concluiu.
Prevost se juntou à ordem dos agostinianos em 1985, durante o período em que esteve atuando no Peru. Os devotos de Santo Agostinho são uma ordem mendicante, assim como os franciscanos e os dominicanos.
Antes de ser eleito o novo papa, ele ocupou o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, órgão responsável pela nomeação de bispos, e também esteve como presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.
Especializado em direito canônico e reformista, é descrito como uma pessoa discreta e voz tranquila. Foi escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais – dois terços dos eleitores do conclave – e será o sucessor do papa Francisco na Cátedra de São Pedro.