Pandemia faz Autocine do Morenão ser ressuscitado
As atividades do clássico Autocine do Estádio Morenão, que embalou os campo-grandenses nas décadas de 70 e 80, serão retomadas neste domingo (28) pela primeira vez apos 30 anos da desativação completa. A volta do cinema drive in acontece em meio a pandemia do novo coronavírus, que já matou 55 pessoas em todo o Mato Grosso do Sul conforme a atualização desta terça-feira (23).
Criado em 1972, o autocine funcionou durante 17 anos ao lado do Estádio Morenão, sendo fechado em 1989. Inicialmente, pertenceu à Rede Pedutti, que era a responsável por escolher os filmes exibidos e por contratar funcionários. O valor da entrada era revertido para a compra de livros da Biblioteca Central da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
O local tinha a capacidade para até 128 carros, além de arquibancada, lanchonete, sala de projeção, pátio com postes em formato de chapéus onde ficavam os alto-falantes, o telão de cinema, portaria e bilheteria. Em 2016, o Serviço Social do Comércio de Mato Grosso do Sul (Sesc MS) estudou a revitalização do espaço, mas o projeto não avançou. Agora, enfim, voltará a ativa.
O projeto
De acordo com a Prefeitura Municipal de Campo Grande, que está liderando a iniciativa, o retorno foi pensado para oferecer uma oportunidade de entretenimento em meio a pandemia da Covid-19. Ao todo, serão 13 edições que ocorrerão todos os domingos.
Serão feitas todas as medidas de biossegurança, como distanciamento entre os veículos mínima de 2 metros, lotação do veículo e uso obrigatório de máscaras. Haverá aferição de temperatura e aqueles que estiverem com febre não poderão participar da sessão.
Para poder assistir aos filmes será necessário adquirir o ingresso gratuitamente na Praça dos Imigrantes, localizada na esquina da Rua Rui Barbosa com a Joaquim Murtinho. A distribuição acontece a partir desta quarta-feira (24), das 08 às 13h30min, e serão limitados. No dia, será preciso chegar com 30 minutos de antecedência.
A sessão de estreia será já neste domingo (28). Será exibido o filme “Eu e meu guarda-chuva”, um longa-metragem nacional que busca atingir o público infantil e adolescente que se encantou com as aventuras de Harry Potter.
O filme conta a história de Eugênio, um garoto de 11 anos que jamais se separa do guarda-chuva herdado do avô. Para resgatar sua amiga Frida, raptada pelo Barão Von Staffen, Eugênio e seu amigo Cebola precisam enfrentar os fantasmas de uma mansão mal-assombrada e outros desafios. O filme foi adaptado do livro de mesmo nome de Branco Mello e Hugo Possolo.
Para o projeto, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio de sua Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), conta com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 4042-1313, no ramal 4307.