Palmeiras vence o Bragantino e está na final do Paulistão pela 3° vez seguida
O Palmeiras está na final do Campeonato Paulista. Neste sábado (26), o Verdão despachou o Red Bull Bragantino por 2 a 1, no Allianz Parque. Murilo e Rony fizeram os gols dos donos da casa, e Realpe marcou o do Massa Bruta.
O Palmeiras aguarda o vencedor do clássico entre São Paulo e Corinthians neste domingo, às 16h, para saber quem encara na decisão do Paulistão.
A final será em dois jogos: um na quarta-feira, dia 30 de março, e outro no domingo, dia 3 de abril.
Mesmo já tendo sido tricampeão paulista de forma consecutiva – 1932, 1933 e 1934 –, o Verdão nunca havia emplacado três finais seguidas, pois o sistema de disputa do Estadual era por pontos corridos. Desta forma, o Alviverde chega pela primeira vez seguida a três finais do Estadual no sistema de mata-mata.
Vale ressaltar que o Alviverde, ao longo de sua história, diversas vezes foi campeão ou vice três ou mais vezes consecutivas, como, por exemplo, em 1992 (vice), 1993 (campeão) e 1994 (campeão), mas sempre alguma edição dessas sequências (em alguns casos, todas elas), era decidida por pontos.
Campeão em 2020 e vice na última edição, o Palmeiras é o único paulista que chegou, pelo menos, em nove semifinais seguidas do Estadual neste século (desde 2014). Inclusive, o Palmeiras é o clube que mais vezes disputou semifinais na história do Campeonato Paulista: foram 22 aparições nesta fase do certame no total, ao lado do São Paulo.
De quebra, com o resultado, o Palmeiras defendeu um tabu positivo: o de nunca ter sido derrotado pelo Bragantino como mandante em jogos de Campeonato Paulista. Agora são 12 vitórias e cinco empates no total dos 17 duelos.
A invencibilidade inclui jogos em seu estádio, o Palestra/Allianz Parque (11 jogos, oito vitórias e três empates); no Pacaembu (cinco jogos, três vitórias e dois empates); e até no Canindé, uma única vez em 2011 (vitória).