Operação Vastum II, da Polícia Civil, aprreendeu uma tonelada de fios de cobre
A Polícia Civil apreendeu 1 tonelada de cobre dentro da Operação Vastum II, deflagrada nesta quinta-feira (26) em Campo Grande contra crimes de receptação e furto de fios de cobre e objetos de metal. Além disso, seis pessoas foram presas, sendo duas em flagrante e outras duas por cumprimento de mandado de prisão.
Ao todo, a ação esteve em 54 comércios que atuam no ramo de compra e venda de sucata e recicláveis. Segundo a investigação, esses crimes causam enorme prejuízo aos órgãos de Estado, à Prefeitura, às concessionárias dos serviços de iluminação e comunicação e à população em geral.
Foram cerca de 120 policiais e 30 viaturas empenhadas na ação. Participaram da operação as unidades subordinadas ao Departamento de Polícia da Capital (DPC): 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª delegacias e as subordinadas ao Departamento de Polícia Especializada. O nome Vastum significa sucata em latim.
A polícia também apontou que o preço pago pelo quilo do fio de cobre é de até R$ 40, mas no comércio ilegal o valor é de R$ 25. O valor é considerado alto, principalmente para um produto que pode ser adquirido de maneira fácil, como em equipamentos eletrônicos e elétricos, além da própria rede de energia, o que estimula os crimes de furto.