DestaquesPolicial

Operação do BPMTran vai usar drones para fiscalizar uso irregular das faixas exclusivas

O uso irregular das faixas exclusivas destinadas ao transporte público em Campo Grande será alvo de uma nova operação protagonizada pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran).

A investida terá início a partir dessa terça-feira (13) em pontos considerados estratégicos pelo Batalhão. Além do efetivo de terrestre, também serão utilizados drones para a fiscalização e o flagrante das irregularidades.

“O foco principal da operação é orientar e fiscalizar as conversões realizadas nas faixas exclusivas de ônibus, visando coibir irregularidades e diminuir os sinistros que vêm ocorrendo nesses locais”, diz a nota do BPMTran.

O Batalhão justifica que a operação se faz necessária ante ao fato de que nos últimos meses o índice de acidentes nesses locais aumento significamente. “Os números mostram a necessidade de aumento da fiscalização nessas faixas exclusivas”, finaliza a nota.

Entenda a regra

Atualmente Campo Grande possui quatro corredores de ônibus funcionando. São eles na Guia Lopes, Brilhante, Rui Barbosa e Duque de Caxias, essa última não tem pontos de embarque e desembarque como nas demais.

Em momento algum, o motorista pode prosseguir dentro da faixa do ônibus, o que considerado uma infração gravíssima. Muitos acidentes têm ocorrido por causa da conversão irregular.

Em alguns casos os motoristas preferem virar à esquerda por fora dos terminais, ignorando a faixa da esquerda. Para virar a esquerda, o motorista deve dar seta, entrar na faixa correta antes da sinalização zebrada e aí, sim, realizar a conversão.

Além disso, os motoristas devem sempre obedecer à velocidade da via. Evita acidentes e ainda consegue acompanhar tranquilamente a mudança de faixa. Também é necessário que o motorista visualize e preste atenção nas sinalizações de trânsito.