Onda de calor e baixa umidade relativa do ar colocam todo o MS em alerta vermelho: ‘Grande Perigo’
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta-feira (10) um alerta de ‘Grande Perigo’ para a baixa umidade relativa do ar. O aviso é válido para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
A previsão indica que a umidade relativa do ar estará abaixo de 12%, com grande risco de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça e etc). O alerta vigora das 13 às 18 horas de hoje.
A orientação do órgão é para a população beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar hidratante para pele e umidifique o ambiente e evitar bebidas diuréticas (café e álcool).
Onda de calor
Também nesta terça-feira, segundo o Inmet, uma nova onda de calor começou a afetar as temperaturas em todo o estado.
A previsão aponta para risco à saúde, com os termômetros até 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias.
O aviso também está classificado na cor vermelha, de Grande Perigo, sendo válido até às 23h59 da sexta-feira (13) para todo o Mato Grosso do Sul.
Frente Fria
O site de monitoramento climático Climatempo.com aponta que uma frente fria avança pelo sul do País a partir da quarta-feira (11) e deve trazer chuva para o interior de Mato Grosso do Sul, especialmente na divisa com o Estado do Paraná.
No final de semana, também podem ser registradas pancadas de chuva em vários pontos do estado e há até possibilidade de raios. Ponta Porã pode registrar até 23 mm de chuva na sexta-feira (13), 14 mm no sábado (14) e 6,16 mm no domingo (15).