DestaquesEsportes

Olimpíadas: campo-grandense Rafael Silva, o Baby, perde na repescagem do judô

O judoca campo-grandense Rafael Silva, apelidado de Baby, acabou eliminado na fase de repescagem do torneio de judô categoria mais de 100kg. A luta do campo-grandense aconteceu nesta sexta-feira (30), durante a madrugada no horário de Brasília (DF), na Nippon Budokan, onde estão acontecendo as disputadas da modalidade nestes Jogos Olímpicos de Tóquio.

Na primeira rodada, Baby enfrentou Ushangi Koujari, do Azerbaijão, e conseguiu o ippon no golden score. Na segunda luta, contra o georgiano Guram Tushishvili, que é mais leve, acabou sofrendo três punições e foi derrotado com o cartão vermelho. Na repescagem, enfrentou simplesmente o bicampeão olímpico e 10x campeão mundial Teddy Riner, da  França, e foi derrotado.

“Competição difícil. Eu sabia pelo quadrante em que fiquei no sorteio que eu teria dificuldade com o georgiano. Senti bastante a questão de volume de pegada, ele se desvencilhando o tempo todo e eu não tive a oportunidade de botar muitos golpes. Contra o Riner, a gente traçou com a Yuko (Fujii, treinadora) e o Jun (Shinohara, coordenador técnico da seleção masculina) de ir com a pegada cruzada e evitar dele pegar na manga. Mas, infelizmente, quando ele conseguiu pegar, fez o golpe, o mesmo que tinha usado em outras lutas, e era uma situação difícil de reverter”, comentou Baby após a luta aos jornalistas.

Dono de duas medalhas olímpicas, bronze em Londres 2012 e Rio 2016, Rafael ainda vai atrás do terceiro pódio com o Brasil na competição por equipes, que fecha o judô em Tóquio neste sábado, 31. Aos 34 anos, o judoca ainda não pensa em se aposentar, mas acredita que não deve mais disputar outra Olimpíadas.

“Um momento de bastante gratidão, dei meu máximo durante todo esse ciclo olímpico, uma vida toda dedicada ao judô, uma carreira construída no esporte, feliz por estar aqui. Mas não tem muito tempo para ficar remoendo o individual. Preciso me recuperar para dar o meu melhor na competição por equipe amanhã. Estou muito feliz de ter participado dessa Olimpíada”, contou.

Deixe um comentário