DestaquesEsportes

Olimpíadas: 51 países já conquistaram, pelo menos, uma medalha

Aberta oficialmente na última sexta-feira (23), os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 já contemplaram 51 países com pelo menos uma medalha. Conforme o quadro de medalhas desta segunda-feira (26), os anfitriões lideram com oito ouros, duas pratas e três bronzes.

Os japoneses são acompanhados de perto pelos Estados Unidos, principal potência esportiva do mundo, que até agora acumula sete medalhas de ouro, três de prata e quatro de bronze. A China, outra força do esporte olímpico, completa os três primeiros países mais bem premiados com seis ouros, cinco pratas e sete bronze.

O Brasil aparece somente na 21ª colocação, com duas prata – obtidas no skate street masculino e feminino – e um bronze – no judô.

Ao todo, 22 países já conquistaram, pelo menos, uma medalha de ouro, como o Uzbequistão,  Hong Kong, Filipinas, Tailândia, Equador e o Kosovo, aliás, este último já tem dois ouros.

E 39 países possuem, pelo menos, uma medalha de prata. Nesta lista estão a Jordânia, Índia, Colômbia, Indonésia e a Geórgia.

Além destes, outros 11 países conquistaram apenas a medalha de bronze. É o caso do Cazaquistão, Alemanha, Mongólia, Estônia, Israel e o Kuwait.

Das modalidades olímpicas, 15 já realizaram premiações nos seus mais diversos estilos ou categorias.

Medalhas acumuladas

O quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos classifica as delegações pelo número de medalhas de ouro, depois a prata e, por último, bronze.

No acumulado, a China com o total de 18 medalhas foi o país que mais vezes subiu ao pódio neste Jogos Olímpicos, pelo menos até o presente momento. Na sequência do topo da estão os EUA, com 14, Japão, com 13, Comitê Olímpico Russo, com 12, e a Itália, com nove.

Deixe um comentário