DestaquesMunicípios

Oito pacientes de Dourados e 1 de Eldorado são transferidos para Rondônia

Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, transfere nesta sexta-feira (04) mais nove pacientes com Covid-19 para o Estado de Rondônia. Do total, oito estavam hospitalizado na cidade de Dourados e um em Eldorado.

A decisão veio após reunião realizada no final da tarde da quinta-feira (03), coordenada pelo Coronel Marcello Fraiha, assessor da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em que envolveu diversos representantes de instituições de Mato Grosso do Sul, Rondônia, além do Ministério da Saúde e da Defesa.

Conforme o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a oferta de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foi feita pelo secretário Fernando Rodrigues Máximo (Saúde) e pelo governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha.

“É um ato de reciprocidade, pois em janeiro deste ano, o Estado de Rondônia precisou dos leitos do Hospital Regional que é do Governo do Estado. Agora, eles retribuem de forma generosa, leitos que poderão ser utilizados por pacientes de Mato Grosso do Sul lá em Porto Velho”, explica Resende.

Para a transferência, foi necessária a autorização dos familiares e do próprio paciente.

De acordo com a SES, os pacientes saíram por volta das 6 horas da cidade em um comboio de ambulâncias do tipo UTI móvel, com destino à Campo Grande, acompanhado de médicos e enfermeiros.

Dos oito pacientes de Dourados, quatro são mulheres com idades de 79 anos, 68 anos, 58 anos, 52 anos e 29 anos. Os demais são homens de 55 anos, 51 anos e 32 anos.

O transporte aéreo será realizado com a aeronave C105 Amazonas da ALA 5 da Força Aérea Brasileira (FAB), previsto para decolar às 12 horas.

Já o paciente de Eldorado é um homem de 29 nove anos. Ele vai na UTI aérea do Corpo de Bombeiros, com saída do município prevista para às 11h e a previsão de chegada em Porto velho às 18h.

Atualmente, em todo o MS, são 293 pessoas aguardando por leitos. A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid é de 102,87%, tanto na rede privada quanto pública.

Com mais essas nove transferências, Mato Grosso do Sul preencheu as 10 vagas de UTI ofertadas pelo estado de Rondônia. No dia 2 de junho, um paciente de Bonito já havia sido encaminhado para Porto Velho para o tratamento da Covid-19.

Deixe um comentário