DestaquesPolítica

Número de candidaturas efetivadas a vereador passa dos 3,5 mil e chapas de prefeito e vice já somam 128 em MS

Faltando somente mais três dias para o prazo final do registro das candidaturas que irão disputar o pleito de logo mais, Mato Grosso do Sul contabiliza 128 chapas para a Prefeitura Municipal (prefeito e vice-prefeito) e 3.529 concorrentes ao legislativo em 72 cidades, conforme os dados disponibilizados até às 17 horas desta segunda-feira (12) na plataforma Divulcandcontas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em Campo Grande, já constam quatro candidaturas a prefeito, sendo essas da atual deputada federal Camila Jara (PT), que tem como pré-candidato a vice-prefeito o deputado estadual Zeca do PT; do também deputado federal Humberto Pereira (PSDB), cuja pré-candidata a vice-prefeita é a Coronel da PMMS, Neidy Centurião (PL); Humberto Figueiró (NOVO), que tem como vice na chapa Cynthia Duailibi (NOVO); e Luso de Queiroz (PSOL) e sua vice Lya Santos (SD). São 321 pré-candidatos a vereadores.

Em Dourados, segunda maior cidade do estado, estão oficializadas as pré-candidaturas a prefeito e vice de Beto Teles (Rede) e Maristela Chaves (Rede), respectivamente; de Marçal Filho (PSDB) e Gianni Nogueira (PL); Racib Harb (NOVO) e Oswaldo Arnez (NOVO); e do atual prefeito e pré-candidato a reeleição Alan Guedes (PP) e Keila Miranda (Avante). São 62 pré-candidatos a vereador.

Pelo calendário eleitoral, com o fim do prazo para as convenções partidárias terminado no último dia 05 – que é o momento em que os partidos definem quem serão seus candidatos e também as alianças -, as legendas têm agora até o dia 15 deste mês para efetuarem os registros dos postulantes.

Cada sigla, coligação ou federação partidária pode ter somente um candidato a prefeito e vice em cada município. No caso de vereadores, cada partido pode ter como candidatos até o número total de cadeiras a serem ocupadas, mais um. Até o momento, já foram pedidos registros de quase 45 mil candidaturas para as eleições deste ano em todo o País.

Constam da página informações declaradas pelos candidatos, tais como processos, lista de bens patrimoniais, dados pessoais, arrecadação e financiamento para a campanha e os gastos já utilizados. A plataforma permite ainda verificar dados até mesmo de eleições passadas, caso o candidato tenha concorrido anteriormente. O site é atualizado diariamente e você pode conferir clicando aqui.