DestaquesEsportes

Museu virtual do futebol quer resgatar a história do esporte em MS

Muitos não sabem, mas foi no Estádio Loucão, em Maracaju, que o hoje treinador Renato Gaúcho deu início a sua gloriosa carreira como jogador profissional do Grêmio. A amada Praça Belmar Fidalgo, em Campo Grande, já foi um estádio de futebol e que recebeu os maiores nomes da modalidade, o rei Pelé e gênio das pernas tortas Mané Garrincha. O gigante Estádio Morenão já sediou partidas oficiais da Seleção Brasileira principal.

Fatos importantes como estes acabam sendo esquecidos pela imprensa e, principalmente, pelo torcedor sul-mato-grossense, carente do futebol de outrora protagonizado pelo duo Comercial e Operário. Pensando em preservar tais memórias, a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) deu início ao projeto de criação de um museu virtual do futebol sul-mato-grossense, onde irá expor fotos, vídeos, áudios e demais registros desta rica história.

O projeto em desenvolvimento está a cargo de Marco Tavares, vice-presidente da FFMS. A ideia é a construção de uma linha do tempo, onde todos os fatos marcantes do futebol possam ser mostrados e eternizados. “Estabelecemos algumas etapas a serem cumpridas. A primeira delas é a aquisição da plataforma e posteriormente a catalogação de todo o material para a digitalização. A partir daí, abriremos acesso ao público de forma bem simples, podendo ser visualizado através do celular, tablet e computador”, explicou.

Além da história do futebol sul-mato-grossense, o museu virtual terá também conteúdos importantes do esporte ocorridos no Estado. “Tivemos grandes fatos aqui no Estado, por exemplo, Pelé e Garrincha jogando no Belmar Fidalgo. A Seleção Brasileira jogou no Morenão contra o Paraguai e Venezuela. Assistimos ao Operário ser o terceiro lugar no Brasileiro e o Comercial ser a primeira equipe profissional a disputar um Brasileiro e muitas outras histórias. Isso que queremos contar de uma forma sistematizada”, completou.

Atualmente, a FFMS mantém uma página em seu site oficial onde traz detalhes históricos e curiosidade dos confrontos do Campeonato Estadual. (Clique aqui para acessar)

O projeto de Tavares prevê também a criação de um museu físico dentro do Estádio Morenão. “Posteriormente, vamos propor a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul a cedência de um espaço no Estádio Pedro Pedrossian, o Morenão, para instalarmos um museu físico, com a exposição de peças, fotografias e áudios dessa história e com a visitação pública”, revelou o dirigente.

*Com informações da FFMS

Deixe um comentário