MS tem 87 casos confirmados de Varíola dos Macacos; vacina deve chegar no próximos meses
Novo boleim epidemiológico da Secretaria do Estado de Saúde (SES) divulgado nesta sexta-feira (23) aponta que Mato Grosso do Sul soma ao todo 87 casos confirmados de Varíola dos Macacos até agora.
Desse total, 18 casos ainda são considerados ativos, ou seja, ainda estão com o vírus e pode até mesmo transmitir para outras pessoas.
A SES também indicou que 10 cidades já registraram ao meno um caso da doença: Campo Grande (65), Dourados (8), Aparecida do Taboado (1), Itaquiraí (1), Costa Rica (1), Aquidauana (3), Ponta Porã (2), Maracaju (1) e Três Lagoas (4)
Por ser a maior cidade do Estado, a Capital concentra 74% dos casos confirmados, com 65 registros, sendo que 51 são de pessoas que já estão curadas eenquanto que outros 14 seguem ativos.
O boletim mostrou também que 85,7% dos casos em MS são de pacientes do sexo masculino e que 82,5% são de pessoas na faixa etária dos 20 aos 49 anos. Não existe nenhum óbito de varíola dos macacos em Mato Grosso do Sul.
Os sintomas que os infectados apresentaram são erupção cutânea (86,7%), febre (57,8%), dor de cabeça (44,4%), dor muscular (45,6%), dor de garganta (25,6%), lesão genital (47,8%), adenomegalia (53,3%), entre outros.
Sintomas
Os sintomas principais são cutâneos (da pele). Confira:
- Lesões na pele
- Erupções no rosto, órgãos genitais e outras partes do corpo
- Febre
- Dor de cabeça
- Calafrio
- Exaustão
* Período de incubação é tipicamente de 6 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias
Transmissão
A transmissão é semelhante a da Covid-19. Veja:
- Contato com pessoas ou animais infectados
- Secreções respiratórias
- Apertos de mão
- Contato com objetos contaminados
- Fluídos corporais
- Secreções de lesões de pele
* Quando as lesões desaparecem, a pessoa deixa de infectar outras pessoas
Tratamento
- Analgésicos
- Isolamento social
- Repouso
- Hidratação oral