MS segue em alerta para temporais com chuvas volumosas, raios e granizo
A previsão de temporais em Mato Grosso do Sul foi renovado nesta quinta-feira (20) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o aviso, todo o Estado está em alerta máximo que segue até às 10 horas de sexta-feira (21).
O alerta é da cor laranja, que representa Perigo, e prevê chuvas entre 30 a 60 mm/h ou de até de 50 a 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
De acordo com a meteorologia, a atmosfera continua muito instável sobre o centro-sul do Brasil e a configuração de ventos em todas as camadas da atmosfera vai favorecer a formação de novas áreas instabilidades e nuvens muito carregadas em Mato Grosso do Sul.
No decorrer desta quinta-feira (20) quase todo o estado volta a ficar em alerta de tempo severo. Há alerta para temporais generalizados, com intensa atividade elétrica atmosférica (raios), rajadas fortes de vento, que variam entre 60 e 80km/h e risco de queda de granizo até mesmo para Campo Grande.
No sul de Mato Grosso do Sul, asituação é de PERIGO, porque os temporais serão mais intensos e a chuva será muito volumosa.
Recomendações de segurança
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).