DestaquesSaúde

MS passa dos três mil casos confirmados de Dengue e Ponta Porã tem 37 pessoas com Chikungunya

Mato Grosso do Sul passou a marca dos três mil casos confirmados de dengue. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (02) pela Secretaria do Estado de Saúde (SES), através do boletim epidemiológico semenal. O número de casos prováveis da doença, que soma tanto os já confirmados quanto os suspeitos, ultrapassou os oito mil.

No período de uma semana foram computados 875 novos exames positivos de dengue, totalizando agora 3.632 pessoas que já contraíram o vírus desde o início do ano. Com relação aos casos prováveis, foram 1.483 novos registros somente nos últimos sete dias, o total agora é de 8.176.

Na lista de cidades com maiores casos já confirmados de dengue estão Três Lagoas, com 439 (eram 299 no último boletim); Bonito, com 325; Campo Grande, com 303 (eram 218 no último boletim); Bela Vista e Maracaju, ambas com 235; Batayporã, com 213; Miranda, com 204; e Corumbá, com 185; Ladário, com 106; e Sidrolândia, com 104.

São apenas seis cidades que não registraram nenhum caso suspeito da doença até agora. Com relação a incidência, Batayporã lidera com índice de 2.863,7. Ao todo, são 31 cidades na área vermelha de alta incidência – até o boletim da semana passada eram 26 cidades nesta classificação.

Com relação aos óbitos, as duas únicas vítimas fatais até agora são de um adolescente de 14 anos, morto no dia 13 de fevereiro em Dourados, e de uma mulher de 59 anos, morta no dia 17 de janeiro, e que residia em Guia Lopes da Laguna. Em comum, nenhum destes tinha comorbidade. O Estado tem ainda quatro mortes em investigação sob a suspeita de dengue.

Você pode conferir o boletim epidemiológico na íntegra clicando aqui.

Chikungunya

Com relação aos casos de Chikungunya, o boletim da semana apontou para um aumento significativo nos casos confirmados. Foram 25 novos exames positivos para doença em apenas uma semana, passando de 17 para os atuais 42 casos.

Nos casos prováveis foram 236 novos registros no período, subindo de 73 para 309 casos, entre já confirmados e suspeitas. Nenhuma morte foi provocada pela febre no Estado.

A cidade de Ponta Porã é o grande foco da doença no Estado, exatamente por conta da fronteira com o Paraguai, onde há um surto de Chikungunya neste início de ano. Já são 37 casos confirmados, 24 apenas nos últimos sete dias.

As outras cidades que possuem registros da doença são: Campo Grande, com dois, e um em Corumbá, Paranhos e Cassilândia.

Para ver o boletim na íntegra clique aqui.