DestaquesGeralSaúde

MS lidera ranking de distribuição de vacinas contra Covid-19

Levantamento do Ministério da Saúde mostra que Mato Grosso do Sul é o estado brasileiro que mais distribuiu vacinas contra Covid-19 aos municípios, com índice de 86,8%. O desempenho é 17,6 pontos percentuais a frente do segundo colocado, Sergipe, que tem índice de 69,2%.

A distribuição em Mato Grosso do Sul está sendo feita pelas polícias militar e civil e pelo Corpo de Bombeiros. A agilidade na distribuição foi determinada pelo governador Reinaldo Azambuja.

“Eu determinei a distribuição para todos os municípios em 24 horas ou, no máximo, em 48 horas. Os 79 já receberam. E aqui fica um alerta: com a chegada da vacina, muitas vezes abre-se uma percepção de que a pandemia acabou. E ela não acabou! Mais do que nunca nós precisamos do uso de máscaras, precisamos do isolamento, precisamos nos cuidar para proteger a vida de todos aqueles que nós tanto amamos”, disse o governador.

Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde foram fornecidos pela Secretaria de Vigilância Sanitária no período de 18 a 23 de janeiro. Portanto, o painel ainda não considera a última entrega ao Estado, feita ontem (25), no montante de 10 mil doses da Coronavac.

Das 180.760 doses contabilizadas em Mato Grosso do Sul, 156.974 já chegaram aos municípios e as outras 23.786 estavam em trânsito, conforme o painel. O secretário de Saúde Geraldo Resende explicou que o governo quer agilidade na imunização, mas prezando pela transparência, tanto que vai lançar o “Vacinômetro”. “O painel será público e apresentará os seguintes dados das vacinas: total de vacinas recebidas; a quantidade de doses aplicadas; aplicação das doses por grupos prioritários; além da consulta por laboratório fornecedor”, contou.

Idosos, indígenas e profissionais de saúde estão entre os grupos prioritários (Foto: Saul Schramm)

Em Mato Grosso do Sul, as cinco cidades que receberam maior quantidade de vacina foram Dourados (30.598 doses), Campo Grande (26.806), Amambai (11.932), Miranda (11.700) e Aquidauana (8.446).

A realidade é bem diferente no resto do país. Das 1.634.401 doses repassadas aos estados, apenas 20,4% foram entregues nos municípios do interior.

Até o momento, Mato Grosso do Sul recebeu cerca de 190 mil doses. No dia 18 de janeiro, o Estado recebeu o primeiro lote com 158 mil doses da vacina Coronavac. Já o segundo lote chegou ao Estado no dia 24 de janeiro com 22 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford.

Deixe um comentário