MS está em alerta para ventania e chuva nas próximas horas; geada é prevista para sexta-feira
A maior parte de Mato Grosso do Sul está em alerta para ventania nesta segunda-feira (15). O aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) segue até às 22 horas, sendo que, durante a manhã de terça (16) há um novo alerta para ocorrência de fortes chuvas na região sul do Sul.
De acordo com a previsão, a faixa compreendida entre a Grande Dourados, as fronteiras com o Paraguai e a Bolívia, bem como toda a faixa que vai de Nova Andradina até a região de Campo Grande devem registrar ventos de 40 a 60 km/h. A classificação é de cor amarela, que significa Perigo Potencial, com baixo risco para queda de árvores.
O alerta de fortes ventos é valido para as seguintes cidades: Amambai; Anastácio; Angélica; Antônio João; Aquidauana; Aral Moreira; Bandeirantes; Batayporã; Bela Vista; Bodoquena; Bonito; Caarapó; Campo Grande; Caracol; Corguinho; Coronel Sapucaia; Corumbá; Deodápolis; Dois Irmãos do Buriti; Douradina; Dourados; Eldorado; Fátima do Sul; Glória de Dourados; Guia Lopes da Laguna; Iguatemi; Itaporã; Itaquiraí; Ivinhema; Japorã; Jaraguari; Jardim; Jateí; Juti; Ladário; Laguna Carapã; Maracaju; Miranda; Naviraí; Nioaque; Nova Alvorada do Sul; Nova Andradina; Novo Horizonte do Sul; Paranhos; Ponta Porã; Porto Murtinho; Ribas do Rio Pardo; Rio Brilhante; Rio Negro; Rochedo; Sete Quedas; Sidrolândia; Tacuru; Taquarussu; Terenos e Vicentina.
Já para a chuva de terça-feira, o Inmet também classificou na cor amarela, com expectativa de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo, e baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos..
Este alerta é válido a partir da meia-noite e segue até às 10 horas, abrangendo todas as cidades da Grande Dourados, do leste, extremo sul e parte da fronteira com o Paraguai. Confira no mapa abaixo:
Nova frente fria e geada
De acordo com o site de monitoramento climático, Climatempo.com, a mudança no clima é efeito da aproximação de uma nova frente fria. Entre esta segunda (15) e a terça-feira (16), a passagem já provoca o aumento da nebulosidade em Mato Grosso do Sul.
Na quarta-feira (17), a frente fria se afasta rapidamente pelo oceano, mas uma mudança no padrão da circulação de ventos reforça as nuvens de chuva em Mato Grosso do Sul, com risco de temporais no extremo sul do estado. A chuva ganha intensidade na região do Pantanal.
A previsão aponta para o risco de médio a baixo para geada no extremo sul de Mato Grosso do Sul no final de semana. Em Dourados, na quinta-feira (18) a temperatura mínima prevista é de 8ºC, caíndo para 4ºC no dia seguinte com expectativa de geada e 5º C no sábado (20).
Em Campo Grande, não há previsão para geada, mas a temperatura também vai cair nos próximos dias. Pela previsão atual, a temperatura vai cair de 30ºC na quarta-feira (17) para 21ºC no dia seguinte. Na sexta, a mínima será de 7ºC e no sábado cai para 6ºC, subindo para 9ºC no domingo.