DestaquesGeral

MS está em alerta para chuvas intensas e irregulares típicas do Verão

Mato Grosso do Sul iniciou a semana com dois alertas para chuvas intensas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperadas chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos de até 100 km/h pelo menos até a manhã de terça-feira (17).

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) informou que entre até a quinta-feira (19) o Estado terá uma variação de nebulosidade, com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas de intensidade fraca a moderada.

As chuvas podem ser mais intensas com tempestades, acompanhadas de raios e rajadas de vento, ocorrendo preferencialmente no período da tarde, quando o aquecimento diurno é mais pronunciado.

O cenário é típico da estação do Verão, com chuvas irregulares, onde chove em uma cidade ou bairro e na cidade/bairro vizinho não passa de um aumento de nebulosidade.

Na terça-feira (17), principalmente a partir do período da tarde, a região oeste pode ter chuvas intensas, com acumulados mais significativos podendo ultrapassar 40mm/24hs.

Alertas

O primeiro alerta é de cor amarela, que significa Perigo Potencial, e aponta para a ocorrência de chuva entre 20 e 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, acompanhada por ventos intensos de 40 a 60 km/h.

As cidades afetadas são: Amambai, Anastácio, Angélica, Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brihante, Sidrolândia, Taquarussu, Terenos e Vicentina.

O segundo alerta é de cor laranja, que significa Perigo, e prevê chuva entre 30 a 60 mm por hora ou de até 50 a 100 mm por dia, acompanhada por ventos intensos de 60 a 100 km/h e com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As cidades em alerta são: Águas Clara, Alcinópolis, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corginho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Ivinhema, Jaraguari, Jateí, Nova Alvoraa do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Taquarussu, Terenos e Três Lagoas

Deixe um comentário