DestaquesGeral

MS está em alerta máximo para fortes chuvas e temporais até o fim de terça-feira

Todo o Mato Grosso do Sul está em alerta para a possibilidade de fortes chuvas nas próximas horas, segundo o aviso divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta segunda-feira (26).

Pelo menos até às 23h59min de terça (27) são esperadas tempestades com 50 a 100 mm/dia de chuva, acompanhada por ventos intensos de 60 a 100 km/h e ocorrências de queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O Alerta Laranja, que significa Perito, é válido para toda a região norte, central, Pantanal e para o Bolsão do Estado. Já o Alerta Amarelo, que representa Perigo Potencial, compreende toda a faixa sul, Grande Dourados, Sul-Fronteira e o Leste, sendo que este último aviso vence à meia-noite de hoje.

O site Tempo.com explica que a chuva está vindo do Paraná e ainda na madrugada chegou ao sul de Mato Grosso do Sul. No decorrer da manhã, as chuvas intensas e temporais ganharam intensidade e deixaram em alerta todo o estado.

Entre o fim da manhã e o período da tarde, as instabilidades se espalharam por todo o território sul-mato-grossense, provocando temporais e chuvas de forte intensidade.

Na terça-feira (27), novas instabilidades se formam e há mais potencial para eventos intensos de precipitação. Pela manhã, as chuvas intensas atingem o centro-sul e oeste do Mato Grosso do Sul.

A partir do início da manhã, as instabilidades atingem todo o MS. Há potencial para eventos muito intensos de precipitação e elevado potencial de transtornos como alagamentos e inundações. No período da noite, as chuvas se mantêm no Estado.

Ainda segundo o site, as chuvas de agora e que devem ocorrer também nos próximos dias, serão volumosas e persistentes, e irão atrapalhar as semeaduras do milho primeira safra.

Orientações para se proteger da chuva forte:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Deixe um comentário