COVID-19DestaquesNotícias

MS envia mais três pacientes com Covid-19 para São Paulo

Mais três pacientes com Covid-19 foram transferidos para o Estado de São Paulo nesta segunda-feira (14). Agora, Mato Grosso do Sul já soma 34 pacientes encaminhados para serem internados em outros estados.

Os pacientes estavam internados em unidades de saúde em Dourados. As famílias deram autorização para a transferência. O translado de Dourados até a Base Aérea de Campo Grande foi feito em ambulâncias.

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) descolou por volta das 17h de Campo Grande com destino o aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo (SP).

Os pacientes foram encaminhados para o Ambulatório Médico Especializado (AME) Barradas.

Conforme o boletim epidemiológico, Mato Grosso do Sul conta com 18.884 casos ativos da doença, sendo 17.679 em isolamento domiciliar e 1.205 pacientes hospitalizados. Desses, 642 em leitos clínicos (429 públicos e 213 privados) e 563 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (432 públicos e 131 privados).

As quatro macrorregiões do Estado estão com lotação de leitos de UTI acima da capacidade. Campo Grande registra ocupação de 107%, Dourados 104%, Três Lagoas e Corumbá 100%. A lista de espera por um leito de hospital é de 300 pacientes.

A Central Estadual de Regulação está levantando a possibilidade de novas transferências.

Pacientes transferidos

As transferências começaram no dia 03, quando 9 pacientes foram transferidos para o Estado de Rondônia (7 de Dourados, 1 de Bonito e outro de Itaquiraí, que estava internado em Eldorado).

No domingo (6) 5 pacientes (2 de Campo Grande e 3 de Maracaju) foram levados para São Paulo.

Na segunda-feira (7), 2 de São Gabriel do Oeste foram para São Paulo. Na terça-feira (8), 3 de Campo Grande e 2 de São Gabriel do Oeste foram para São Paulo.

Na quarta-feira (09), 4 de Dourados foram para São Bernardo do Campo (SP). Na sexta-feira (11) mais 4 foram para São Bernardo do Campo (2 de Campo Grande e 2 de Dourados).

No domingo (13)  foram 2 pacientes de Dourados para São Paulo e agora mais 3 de Dourados para São Paulo.

A Secretaria de Estado de Saúde registrou uma alta entre os pacientes transferidos para outros Estados. A paciente de 29 anos estava internada em Porto Velho desde 4 de junho e retornou para a cidade de Dourados em 11 de junho.

Óbitos

Dos pacientes transferidos, quatro vieram a óbito. A paciente de 52 anos do município de Dourados morreu no dia 07 deste mês, em Porto Velho (RO). Ela integrava o quantitativo de nove pacientes que foram encaminhados à capital rondoniense no dia 04.

O segundo foi um homem de 53 anos, de Maracaju, que morreu no dia 08 no Estado de São Paulo. Ele estava internado no Hospital Geral Vila Penteado e integrava o grupo de cinco pacientes que foram transferidos para a capital paulista no dia 06.

O terceiro foi um homem de 66 anos, de Campo Grande, e que também integrava o grupo transferido no dia 08. Ele estava internado na UPA Leblon e foi encaminhado para o Hospital Geral Vila Penteado na capital paulista.

O quarto óbito foi de um homem de 76 anos de Campo Grande que havia sido transferido com Covid-19 para o Hospital Geral Vila Penteado em São Paulo.

Deixe um comentário