MS entra em alerta vermelho para aumento na temperatura e previsão aponta para máximas de 47ºC
Grande parte de Mato Grosso do Sul está em alerta vermelho, que representa Grande Perigo, para o aumento na temperatura. O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nessa sexta-feira (10) e tem validade até o final da próxima quarta-feira (15).
A área de risco compreende toda a faixa que vai do leste, bolsão, central, pantanal e norte do estado. O Inmet aponta para risco à saúde com temperatura 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias.
Já nas regiões sul, sul-fronteira e cone-sul, há um segundo alerta, mas de cor laranja, que representa Perigo, e vale até a terça-feira (14). A previsão é de também é de risco à saúde, com a temperatura 5ºC acima da média por período de 03 até 05 dias.
Pela previsão disponível hoje no site climatempo.com, Campo Grande pode registrar a máxima de 44ºC na próxima sexta-feira (17). Corumbá e Porto Murtinho devem registrar a máxima de 47ºC no mesmo dia. Outras cidades, como Água Clara, Coxim e Camapuã devem registrar 44ºC.
Quarta onda de calor do ano
A meteorologia explica que essa nova onda de calor será a mais forte deste ano no País e também terá mais tempo de duração na comparação com as outras três ocorrências registradas em agosto, setembro e outubro.
O calor intenso se inicia neste fim da semana e se intensificar no decorrer da semana que vem. A expectativa é de seja quebrado o recorde de maior temperatura registrada na história brasileira, que foi de 44,8°C em Nova Maringá (MT) nos dias 4 e 5 de novembro de 2020.
Ainda segundo os especialistas, parte do calor acima do normal que o Brasil tem vivido nesta primavera está associado ao fenômeno El Niño, que vem se desenvolvendo no oceano Pacífico Equatorial, na costa do Peru, desde o fim do outono.
O El Niño dificulta a formação de corredores de umidade e isso também ajuda a manter o ar mais quente do que o normal sobre o Brasil, com chuvas que ocorrem de forma mais isolada.