CapitalDestaques

Moradores da Chácara das Mansões indicam redução nos crimes com equipes da GCM

Moradores da Chácara das Mansões indicam que a redução de crimes foi de 80% desde a fixação de equipes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) com núcleo operacional no local. A Prefeitura de Campo Grande, junto à Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), ampliou as medidas de segurança pública para a população que vive na região afastada da área urbana.

Com isso, os moradores relatam uma verdadeira transformação na segurança pública, com a redução de crimes e violência. O sargento reformado da Polícia Militar, Antônio de Souza Filho, disse que mora no bairro há 1 ano e 8 meses e desde que está na comunidade, só vê melhorias. “A guarda vem fazendo um trabalho muito bom, e de fato, hoje a gente sente essa segurança com a presença deles. Extinguiu em 80% a 90% a criminalidade aqui. Estamos sendo vistos em várias áreas, hoje mesmo temos manutenção das vias e iluminação pública, que é feita periodicamente.”

O comerciante Luiz Antônio Tedesco diz que, em comparação com anos anteriores, o serviço oferecido atualmente no bairro é excepcional. “Em 13 anos que moro aqui, posso te afirmar com certeza que o último foi sensacional para a comunidade. Só com a presença e atividade que a guarda faz dentro da Chácara, extinguiu 80% dos furtos. Eles agem rápido e com muita eficiência.”

Tedesco diz ainda que os comerciantes da região estão mais tranquilos para trabalhar, principalmente os que estão posicionados próximos à rodovia. “Com esse trabalho permanente e as rondas passando pelos comércios e pelas casas, o suspeito pensa duas vezes antes de agir, porque sabe que será pego.”

O presidente do bairro, Gilmar dos Santos Guedes, elogia a administração pelo esforço e olhar na região. “Além da guarda e melhoria geral na nossa segurança, quero destacar também que nossa saúde hoje está muito melhor com a vinda de equipes com médicos, dentistas e enfermeiros toda quarta-feira. Quero parabenizar a gestão que realiza uma verdadeira transformação na Chácara das Mansões.”

A diretora da Escola Municipal Darthesy Novaes Caminha, Osmarina Souza Aragão, enfatiza que a base da GCM foi fundamental para enfrentar crises na segurança da escola, principalmente no início do ano, quando o país ficou em alerta diante de temores e ameaças de ataques em escolas. “Eles fazem um trabalho excelente e a gente precisa muito deles aqui para tomar conta da nossa escola e da nossa comunidade. Sabemos que a prefeitura tem um olhar carinhoso conosco. No passado, a gente tinha que mobilizar equipes das Moreninhas, e hoje temos eles aqui próximos.”

Sobre a atuação das equipes na região, o gerente operacional da área do Bandeira, GCM Everaldo Ponce, destaca que foi analisado o tempo gasto para o atendimento de ocorrências e o combustível na Chácara, já que inicialmente as equipes se deslocavam dos bairros das Moreninhas para fazer as rondas na região. “Com estudos estratégicos, a gerência do Bandeira sugeriu a criação do Núcleo Dartesy, para diminuir o tempo no atendimento das ocorrências e economizar custos, levando agilidade no atendimento.”

Hoje o Núcleo Dartesy é composto por 14 guardas civis em escala de 24 horas por 72 horas. Segundo o gerente Ponce, são realizadas mais de 200 rondas por mês, coibindo furtos de fios, som alto e apoiando o atendimento da Maria Da Penha.

O secretário Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), Anderson Gonzaga da Silva Assis, explica que os resultados positivos da segurança pública são frutos de um trabalho conjunto entre todas as forças subordinadas à Prefeitura, ao Estado e à União. “Segurança pública, como o nome já diz, é um dever do Estado, União e municípios. Assim sendo, a responsabilidade e o dever são de todas as forças de segurança. O resultado do aumento ou diminuição da criminalidade são frutos desses trabalhos em conjunto.”