Mês da Mulher: Celina Jallad é exaltada por personalidades em celebração na ALEMS
No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional das Mulheres. Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a data é celebrada com a outorga do Troféu Celina Jallad às mulheres que vivem em Mato Grosso do Sul. Nesta edição da solenidade, enquanto aconteciam a homenagem, o artista plástico Pedro Guilherme, da Confraria das Artes, retratou a ex-deputada Celina Jallad.
Já o saguão Nelly Martins contou com a exposição Mulheres na História, da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AFLAMS), em parceria com a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW/Campo Grande), e com um mini studio de fotos para que as mulheres tirassem fotos de revelação rápida.
Durante o evento, o vice-governador Barbosinha (PP) destacou a importância de duas grandes mulheres em sua vida. “Não consigo enxergar a minha vida sem duas mulheres extraordinárias, minha mãe Orlanda, lavadeira que criou nove filhos e minha esposa Maristela. Tive o privilégio de conhecer a Celina Jallad, mulher forte, de fibra, guerreira, sempre com sorriso aberto. Não existiria melhor nome para o troféu, pois homenageia a cada uma de vocês. Hoje é um dia de profunda reflexão, além de comemoração, destaco aqui as campanhas que ecoam da Casa Legislativa, e parabenizo a Assembleia Legislativa pelo trabalho desenvolvido, pois o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul se deve ao apoio da Casa de Leis”, declarou.
A primeira dama do Estado, Mônica Morais Dias Riedel, elogiou a cerimônia realizada na ALEMS. “Estou muito feliz em estar aqui. Cuidem bem desse troféu, representa a história de uma mulher vanguarda e sua história impacta muito em nossas vidas. Tenho certeza que Celina Jallad está orgulhosa por essas mulheres que foram homenageadas hoje, cada uma de vocês, em cada área. Continuem a fazer a diferença na vida das pessoas. Em nome do presidente da Casa de Leis, Gerson Claro (PP), eu cumprimento os demais parlamentares, ressaltando a responsabilidade com a sociedade. Façam a diferença na vida das mulheres e sociedade como um todo”, ressaltou.
A advogada Katia Regina Bernardo Claro, esposa do presidente da Casa de Leis, Gerson Claro, ressaltou o trabalho parlamentar em prol das mulheres. “Acredito que os nossos deputados e deputadas têm apresentado propostas muito interessantes para melhorar a qualidade de vida das mulheres, entre elas o projeto de lei que vai tratar sobre a licença-maternidade. São coisas importantes que fazem a diferença para o Dia das Mulheres. O sentimento hoje é de alegria em poder estar comemorando, embora tenhamos muitas questões para lutar para melhorar, inclusive a violência contra a mulher, tema recorrente em nosso estado”, considerou.
A procuradora do Estado Ana Carolina Ali falou sobre a representação que colabora no desenvolvimento das políticas públicas. “Na procuradoria-geral do Estado, entre procuradores do Estado e servidores que cumprem essa missão aí de representar o Estado de MS, de colaborar no desenvolvimento das políticas públicas inclusivas, representamos a voz de tantas outras mulheres que não estão ali, mas que precisam ser ouvidas e entendidas. Colaboramos nestas pautas que podem trazer a equidade de gênero, a igualdade, a autonomia da mulher”, explicou.
Reconhecimento
A presidente da Academia Feminia de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul, Deslanieve Daspet, falou sobre a expressão da mulher na sociedade. “A academia é uma realidade há quatro anos e representa as sete artes nela, funcionando como uma caixa de ressonância que reverbera em nossa sociedade. Sobre a exposição Mulheres na História, é importante levar ao conhecimento das pessoas as mulheres que se destacaram na história da humanidade. Agradecemos a oportunidade que a Casa de Leis nos deu em fazer essa exposição”, ressaltou.