DestaquesPolítica

Major Olímpio e Jorge Kajuru desistem para apoiar Simone Tebet à presidência do Senado

A senadora sul-mato-grossense Simone Tebet (MDB) ganhou dois apoios inesperados para a disputa da presidência do Senado Federal, que está acontecendo na tarde desta segunda-feira (1º). Os senadores Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e Major Olímpio (PSL-SP) abriram mão de suas candidaturas e oficializaram o apoio a ela, que se eleita será a primeira mulher a comandar a mais importante Casa de Leis do País.

Em sua declaração, Kajuru disse que Simone Tebet foi prejudicada devido a negociações do atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), com integrantes do MDB para que estes passassem a apoiar Rodrigo Pacheco (DEM-MG) em vista de mais cargos importantes.

Jorge Kajuru afirmou no voto que estava retirando sua candidatura à presidência do Senado - Alberto Maia/Divulgação
Jorge Kajuru afirmou no voto que estava retirando sua candidatura à presidência do Senado (Imagem: Alberto Maia/Divulgação)

O senador goiano ainda disse que “chorou” por várias noites por causa do episódio. “Como poderia manter aqui minha candidatura atrás de votos e não ser solidário a ela retirando minha candidatura, oferecendo meu voto a ela, Simone Tebet, de coração, de leal, de respeito por ela, pela história, pelo que ela passou?”, afirmou.

Ainda no uso da palavra, Jorge Kajuru criticou o fato de Alcolumbre ter arquivado pedidos de impeachment contra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), não ter tocado CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) e pautas de combate à corrupção.

Kajuru lembrou que Alcolumbre foi eleito com sua ajuda e de um grupo político do qual participa – o Muda, Senado. “[Alcolumbre] Fecha um mandato de forma tão melancólica que muita gente no Brasil diz ter saudade do Renan Calheiros na época da capitania hereditária no Senado”, declarou o senador.

No encerramento, comparou Alcolumbre a um “office-boy de luxo” do presidente Jair Bolsonaro e comentou que Rodrigo Pacheco (DEM-MG) será uma espécie de continuação nesse aspecto. “Imagino que o candidato do presidente Davi Alcolumbre e do presidente Jair Bolsonaro também vai ser office boy de luxo e servir a dois patrões. Não terá independência. Será também subserviente”.

Major Olímpio também apoia  Simone Tebet

Além de Jorge Kajuru, outro senador que também estava entre os cinco pré-candidatos a presidente do Senado, Major Olímpio (PSL-SP), também desistiu e declarou apoio à Simone Tebet.

“Quero renunciar à minha pretensão, que seria uma pretensão do PSL, em defesa para que possamos ter, na primeira na história do Senado, uma mulher corajosa e firme para conduzir esse processo e que possa gerar uma reflexão em cada um dos senhores”, disse ele na tribuna.

Deixe um comentário