Mais de 40 candidatos em Campo Grande foram impedidos ou desistiram de concorrer
Faltando pouco menos de 20 dias para a realização do primeiro turno das eleições municipais de 2020, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS) já contabilizou mais de 40 nomes que tiveram suas candidaturas rejeitas ou que desistiram da disputa do cargo de vereador de Campo Grande. Além destes, três das 16 chapas que disputam os cargos de prefeito e vice-prefeito também tiveram os pedidos indeferidos.
Na atualização desta terça-feira (27) do site de divulgação de contas e candidaturas da Justiça Eleitoral, o Divulgacandcontas, consta que mais de 700 dos 783 candidatos já tiveram suas candidaturas aprovadas enquanto que 36 foram rejeitadas e 10 desistiram de concorrer.
Os candidatos que foram rejeitas pelo TRE/MS ainda podem manter suas campanhas ativas e recorrer das decisões nas instâncias superiores, ainda que não tenha um prazo estabelecido para o julgamento. Eles terão seus nomes inseridos nas urnas eletrônicas, mas concorrerão “sub judice”.
Para o cargo de prefeito de Campo Grande foram rejeitados os registros de Sérgio Harfouche (Avante), Loester Carlos (PSL) e Thiago Assad (PCO). Seus candidatos a vice também foram indeferidos: Carlos Martins (PCO), André Salineiro (Avante) e Lilian Duraes (PSL).
De acordo com justificativa da Justiça Eleitoral, no caso do promotor Sérgio Harfouche, o indeferimento é por conta da legislação que proíbe membros do Ministério Público de disputar a eleição. O candidato não se exonerou do cargo, apenas pediu licença.
Já Loester teve a candidatura rejeitada porque perdeu a disputa interna do PSL para o atual vereador Vinícius Siqueira (PSL), que é o candidato a prefeito e que já teve a sua candidatura deferida pelo órgão eleitoral.
Por fim, Thiago Assad foi indeferido porque o seu partido não apresentou o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), além de não entregar documentação no prazo estabelecido pela Justiça. Ele foi o último candidato a ser registrado para a disputa.
Na disputa pelas 29 vagas de vereador de Campo Grande, 36 candidatos tiveram seus registros indeferidos, sendo que alguns já apresentaram o recurso. Conforme consta, entre os motivos para ter a candidatura indeferida está a falta de documentos, problemas na filiação partidária, recusa do registro pelo partido, impedimentos legais e até a “Lei da Ficha Limpa”.
Conforme o site, quatro candidaturas ainda estão aguardando pelo julgamento. São elas: Carla Canton (Cidadania), Claudia Gomes (PODE), Jocilene Melo (PODE) e Patty Carvalho (PSC). O prazo para os julgamentos das candidaturas e os devidos recursos expirou na segunda-feira (26), de acordo com o calendário eleitoral de 2020.
Confira a lista de vereadores que tiveram os registros indeferidos:
Carlos Alexandro (PTB)
Alfredo Orlando (Cidadania)
Dayane Gomes (PMN)
Delei Pinheiro (PSD)
Eneas dos Reis (Cidadania)
Jessione Santos (PMN)
Luciano Barros (PP)
Maria Rocha (PP)
Gleomar Hagamenon (PTB)
Maria Rosa Lopes (SD)
Ana Paula Arcanjo (PMN)
Antônio Bernardo Ortega (PMN)
Passini Catharinelli (SD)
Marizete Grance (Cidadania)
Aldo Miranda (PT)
Amarildo Santana (Avante)
Roberto Rodrigues (PSC)
Otacílio Pereira (PSDB)
Clodoaldo Dias Guimarães (PMN)
Dionísio João Nery (Avante)
Léa Rosalina (Podemos)
Edvaldo Coelho (PMN)
Esther Vital (PSL)
Fernandes Antunes (Rede)
Grazianny Farias (PSC)
Huldo Júnior (PV)
Jacinto Nunes (PV)
João Nunes da Cruz (PV)
Francisca Katia (PSOL)
Andréa Henrique (PT)
Márcia de Almeida (Cidadania)
Joanita Rodrigues (Cidadania)
Rodrigo Gonçalves (PSC)
Urias Fonseca (Rede)
Walter Massulo (Patri)
Wilson Gonçalves (PT)
Confira a lista dos candidatos a vereador que renunciaram da disputa:
Adriana Triunfo (MDB)
Alexandre Moura (Republicanos)
Chocolate (PSC)
Diretora Ábida (PODE)
Fernanda Breve (PSC)
Irwing Ferreira (PODE)
Rosana (PP)
Sandra Lúcia (PP)
Sandra Sena (PP)
Tio Jaime do Projeto (Republicanos)