DestaquesEconomia

Mais de 19 mil declarações do IRPF em MS caíram na malha fina e terão que retificá-la

Em Mato Grosso do Sul, 19.433 declarações do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) caíram na malha fina. Os dados foram informados nesta sexta-feira (27) pela Receita Federal, extraídos até 22 de setembro.

O saldo representa 2,9% do total de declarações enviadas pelos contribuintes, que foi de 666.313. O percentual de Mato Grossodo Sul foi o menor entre os estados do Centro-Oeste e também ficou abaixo da média nacional.

Segundo a Receita, o motivo que mais levou os contribuintes de Mato Grosso do Sul à malha fiscal foi erro na dedução de despesas, como as médicas ou educacionais, por exemplo. O total de declarações retidas por isso representam 58,3% das inconsistentes.

O segundo problema mais identificado foi a omissão de rendimentos (28%), em seguida foia declaração do IR retido na fonte (8,4%), deduções do imposto devido (3,5%), além de imposto pago no ano e rendimento recebido acumuladamente, 0,9% cada.

Os dados ainda indicam que das declarações que caíram na malha fina, 14.253 possuem imposto a restituir pela Receita Federal. Terão imposto a pagar 4.725 e não vão pagar, nem restituir, outras 455.

Quando tem a declaração retida, o contribuinte tem que retificá-la, enviando nova declaração ao banco de dados da Receita. Se tiver imposto a restituir, poderá ter uma multa descontada do valor a ser recebido. Se não tiver, poderá emitir uma guia para pagar a multa diretamente ao órgão fiscal, caso esta seja aplicada.

Em todo o Brasil, 1.474.527 declarações estão retidas em malha fiscal, o que corresponde a 3,2% do total de recebidas até 22 de setembro. É possível consultar a situação da declaração no site da receita, no gov.br/receitafederal.