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Mais de 11 ligações de spam são feitas para cada pessoa em MS, aponta estudo

Eu tenho certeza de que você já recebeu ao menos um vez ao longo da vida aquela ligação de número de desconhecido que é identificada como ‘spam’ pelo próprio smartphone. Se por acaso nunca foi vítima desta ação, então, meu caro, se considere um sujeito de sorte!

Essas ligações são o verdadeiro terror da sociedade moderna, principalmente porque não param, são persistentes e, na grande maioria dos casos, quando atendida pela pessoa, acaba sendo surpreendida pelo silêncio do outro lado da linha ou ainda pela ligação interrompida sem ao menos saber do que se tratava.

Um estudo recente sobre isso mostrou, na prática, que as ligações de spam estão presentes em todos os estados brasileiros, em alguns casos são mais frequentes, como no vizinho Mato Grosso, onde chegam a ser registradas até 23,1 ligações por semana deste tipo. Em Mato Grosso do Sul, são 11,5 registros, de acordo com o Site de Apostas Onlines, responsável pela pesquisa.

Mais de 11 ligações de spam são feitas para cada pessoa em MS, aponta estudo

O levantamento apontou ainda que 87% dos cidadãos residentes no estado sul-mato-grossense já não atendem mais as chamadas de números desconhecidos. Um dos fatores que têm contribuido para isso está a mudança de comportamento, já que muitos estão deixando de usar as ligações tradicionais por chamadas feitas por aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.

Ainda dentro dos números estaduais, 23% já foram vítimas de fraude online somente em 2023 e, em média, R$ 1,1 mil são roubados por pessoa em decorrência dos golpistas. Quanto aos meios usados para o pagamento, 40,3% foi pelo Pix, 37,5% por cartão de crédito e 12,5% pagou pelo Mercado Pago.

No cenário nacional, o estudo apontou que a média nacional de ligações de spam recebidas por semana é de 13 por pessoa, que ainda recebem, em média, 12 mensagens de texto de conteúdos relacionados a propaganda falsa ou tentativas de golpe, como empréstimos não autorizados ou benefícios financeiros.

Outro ponto que foi apontado é o horário em que essas ligações são realizadas às vítimas. A média nacional revelou que ao menos 1 em cada 5 brasileiros já foi contatado depois das 20h. Além disso, 59% dos brasileiros têm um amigo ou familiar que infelizmente já foi vítima de um golpe telefônico neste ano corrente.

Quando questionados sobre quanto já roubaram deles, a média chega a R$ 7991.44 por pessoa, sendo que 33% já foi vítima de fraude digital de pagamento pelo menos uma vez esse ano. O método de pagamento que estavam usando no momento da compra, 47.9% responderam que foi o Pix, 21.2% foram com o cartão de crédito, 15.9% responderam Mercado Seguro e 6.4% PagSeguro.

A pesquisa mostrou também que 96% das pessoas têm o medo de que algum familiar ou amigo mais velhos possam ser vítimas dos golpistas. 24,8% possuem algum aplicatibo anti-spam instalado no celular sendo que 52% afirmaram que o aplicativo em questão ajudou a reduzir as ligações falsas. De acordo com o Site de Apostas Online, para o estudo foram entrevistados 2 mil brasileiros, maiores de 16 anos.

Mais de 11 ligações de spam são feitas para cada pessoa em MS, aponta estudo

Não caia em golpe!

Existem hoje alguns serviços disponiveis para evitar ligações, mas apenas de empresas que atuam no segmento de telemarketing, o que não evitaria ligações de golpistas que muitas vezes usam número de telefone comum. O Bloqtel. do Procon-MS, possibilita o bloqueio do telefone para o recebimento de chamadas de telemarketing e está disponível neste link.

Para utilizar o serviço, o consumidor deve se cadastrar preenchendo modelo no site e fornecer dados pessoais, tais como nome, números de RG e CPF, endereço, CEP, e-mail e número do telefone a ser cadastrado com o DDD 67. O bloqueio pode ser de empresas de qualquer região do País. Após 30 dias do cadastro, as empresas bloqueadas não poderão mais realizar ligações.

Outra ferramenta é o ‘Não me Perturbe’, que permite evitar a oferta de produtos e serviços por meio de chamadas provenientes exclusivamente das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações (Telefone móvel, telefone fixo, TV por assinatura e Internet) e pelas Instituições Financeiras (operações de Empréstimo Consignado e Cartão de Crédito Consignado).

O telefone cadastrado na plataforma pelo consumidor evita que os bancos e/ou seus respectivos Correspondentes Consignados e as Prestadoras de Serviços de Telecomunicações participantes do serviço realizem qualquer oferta de operações. Você pode se cadastrar através deste link.