Luiz Henrique Mandetta é demitido do cargo de ministro da Saúde
O ministro sul-mato-grossense Luiz Henrique Mandetta (DEM) anunciou na tarde desta quinta-feira (16), através das redes sociais, que foi demitido do cargo de ministro da Saúda pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido).
Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde.
Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e— Henrique Mandetta (@mandetta) April 16, 2020
Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país.
— Henrique Mandetta (@mandetta) April 16, 2020
A tensão entre os dois aumentou nos últimos dias e desde o início desta semana a saída do político da pasta era dada como certa, especialmente por conta de uma entrevista dada pelo agora ex-ministro ao programa ‘Fantástico’, da Rede Globo de Televisão, e que foi ao ar no domingo (12).
Mandetta sai de cena como um grande herói em meio a pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 1,7 mil pessoas no Brasil desde o final do mês de fevereiro. O enfrentamento da doença foi o grande pilar de desentendimento entre Bolsonaro e ele. Enquanto o ministro defendia o isolamento social da pessoas em geral, o presidente pregava o oposto, isolando apenas o público de risco.
Outro ponto de divergência está no remédio usado para tratamento de malária como alternativa para o coronavírus, a cloroquina. Enquanto Jair Bolsonaro defende o uso do remédio, Luiz Henrique Mandetta diz que ainda faltam estudos científicos para provar a eficácia.
Bolsonaro e Mandetta também criaram atrito no midiatismo da ação liderada pelo agora ex-ministro. Mandetta vinha aparecendo diariamente nas televisões, jornais e redes sociais, tomando a frente das ações do Governo Federal, o que provocou no presidente ‘certo ciúmes’.
De acordo com jornais de Brasília, na manhã desta quinta Mandetta participou de um seminário virtual sobre o enfrentamento ao coronavírus. Durante o papo, afirmou que a perspectiva era de que a mudança no comando do ministério acontecesse “hoje, no mais tardar amanhã”.
No mesmo horário, o presidente Jair Bolsonaro recebeu no Palácio do Planalto o oncologista Nelson Teich. O médico, que atua em São Paulo, desembarcou em Brasília como o principal cotado para assumir o Ministério da Saúde. A nomeação do novo ministro deve acontecer a qualquer momento.
Currículo
Luiz Henrique Mandetta é médico formado pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, e foi deputado federal por Mato Grosso do Sul. Em 2018 deixou de disputar a reeleição para o cargo a convite do próprio Jair Bolsonaro, então crente de que venceria o pleito e o convocaria para ser ministro da Saúde.
Natural de Campo Grande, foi secretário municipal de Saúde. Também presidiu a Unimed de Campo Grande entre 2001 e 2004. Mandetta vem de uma família tradicional na política sul-mato-grossense, é primo dos Trad’s, que tem como membro o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad, o deputado federal Fábio Trad e o senador Nelson Trad Filho.