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Lojistas devem observar o comportamento do consumidor ao se prepararem para o Dia dos Pais

O Dia dos Pais, celebrado anualmente no segundo domingo do mês de agosto, é considerada uma das datas mais importantes do comércio brasileiro. Para especialistas no setor de varejo, os lojistas devem aproveitar o momento afetivo para aumentarem as vendas ofertando descontos e até ‘mimos’ aos clientes.

O analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, reforça que os comerciantes devem se preparar para esse período semanas antes. “Têm que estar atentos às tendências e desejos dos consumidores. Uma estratégia bem planejada e uma boa dose de criatividade fazem toda a diferença”, pontuou.

Ainda conforme a fala do especialista, pacotes promocionais e oferecer descontos em produtos populares podem atrair mais clientes. “Criar um pacote de experiências também é importante”, sinalizou.

A economista do IPF (Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS), Regiane Dedé de Oliveira, também orienta os comerciantes a observarem as preferências do consumidor, como, por exemplo, a forma de pagamento. Em um levantamento sobre intenções de compras para a data, 64% dos entrevistados disse preferir pagar à vista com desconto.

“É o momento de criar conexão com os clientes, fidelizar e mostrar as opções, para que eles voltem depois”, orientou. “Uma oportunidade ímpar, já que 86% garantem que vão comprar presencialmente”, complementou a economista, ainda citando os resultados do estudo de campo feito pelo IPF.

A pesquisa em pauta aponta que a compra de presentes e as comemorações alusivas ao Dia dos Pais poderão ser mais tímidas neste ano, em comparação ao ano passado (7%), representando um gasto médio total de R$ 412,97. Entre os entrevistados, 50, 23% afirmam que vão presentear os pais ou alguma figura paterna.

Entre os que vão presentear, as preferências são as roupas (42%), seguidas pelos perfumes/cosméticos (24%) e calçados (21%). 87% dos entrevistados afirmaram que vão comemorar a data e preparar uma refeição.

A expectativa é que o comércio de Mato Grosso do Sul movimente R$ 349,88 milhões na economia, sendo R$ 148,30 milhões para presentes e R$ 201,58 milhões às comemorações.

O levantamento foi realizado em oito municípios (Bonito, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Coxim, Ladário, Ponta Porã e Três Lagoas) entre os dias 24 a 29 de junho. Confira a Dia dos Pais MS Pesquisa.