DestaquesGeral

Lá vem ela de novo! Onda de calor afeta todo o MS a partir das 12 horas da sexta-feira

Todo o Mato Grosso do Sul vai estar em alerta para uma nova onda de calor a partir das 12 horas desta sexta-feira (16). O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com validade até 12 horas da próxima segunda (12), mas pode ser prorrogado por mais tempo.

A previsão indica que a temperatura vai ficar até 5ºC acima da média por período de 02 até 03 dias. O alerta está classificado na cor amarela, que representa grau de Perigo Potencial, com leve risco à saúde humana e de animais.

Em Campo Grande, a máxima ao longo dos próximos cinco dias será de 37ºC e a mínima de 22ºC. Em Dourados, mínima de 24ºC e a máxima de 39ºC. Já em Porto Murtinho, uma das mais quentes do estado, a máxima deve chegar aos 41ºC.

Mudança põe em risco a saúde

A meteorologia explica que uma nova e forte massa de ar quente está se estabilizando na região central do País, favorecendo a elevação das temperaturas e criando um cenário de verdadeira “gangorra” térmica em algumas regiões.

O ar quente e seco vai ganhar mais força a partir do sábado (17), já com temperaturas mais altas, a onda de calor vai começar oficialmente no domingo (18) e deve durar pelo menos até o dia 22/08 no País.

Onda-Calor_18-2208
Foto: Onda de calor – 18 a 22 de agosto. Fonte: Climatempo

Essa massa de ar quente tem características similares a das últimas ondas de calor. Este sistema está sendo impulsionado pela formação de uma alta pressão em médios níveis da atmosfera, o que intensifica a circulação de ventos quentes do interior do País, deixando o tempo mais seco e com temperaturas elevadas.

A chegada dessa massa de ar quente cria um contraste significativo. O alerta aponta que a umidade relativa do ar, que já está em níveis baixos, deve cair ainda mais nos próximos dias, aumentando o desconforto e os riscos à saúde.

Essa mudança brusca pode desafiar a saúde dos brasileiros, especialmente nas áreas que experimentarão temperaturas entre 5 a 7 °C acima da média nos próximos dias. O tempo seco pode dificultar a respiração e exigir maior cuidado com a hidratação.